terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Colorindo a sua vida


Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações - como Egito antigo, Índia, Grécia e China - com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente.

Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

A cromoterapia utiliza várias técnicas como fonte de cura e de harmonização. Pode-se usar a cromoterapia através da luz do sol, luz de lâmpadas coloridas, pintando as paredes e na utilização das roupas conforme o efeito pretendido.

Esta técnica usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, restabelecendo o equilíbrio das energias no interior do corpo.

As cores podem ser utilizadas com eficiência por todos, em casa, como complemento do tratamento dado pelo médico ou, simplesmente, como uma forma preventiva. A Cromoterapia alivia problemas físicos, psíquicos e emocionais.

Possui comprovações científicas, mostradas em estudos sobre a sua utilização em ambientes de trabalho e desequilíbrios físicos, psíquicos e emocionais.

As cores mais frias, como o azul, índigo e violeta, são empregadas em situações onde há um excesso de energia, são cores mais calmantes, agindo para sedar esse excesso. AS cores mais quentes, como vermelho, amarelo e laranja, são empregadas quando há falta de energia, tonificando.

Atribua uma cor de sua preferência a seu problema;
Pergunte a si mesmo qual a cor que poderia ajudá-lo a aliviar ou reduzir este problema;
Imagine que está inspirando a cor escolhida para reduzir o seu problema;
Ao inspirar a cor, imagine que a cor se espalha por todo o seu corpo;
Respire, soltando o ar lentamente.

Esse exercício promove a tranquilidade, sendo perceptível o alívio do estresse.

Esse mesmo exercício pode ser aplicado em outras situações, como na diminuição da ansiedade e crises de pânico.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 122 - ano 8 - janeiro de 2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário