sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Guia da roupa limpa


Apesar de ser um atividade super comum no dia a dia de toda dona de casa, separar, lavar e secar as peças de toda a família requer o conhecimento de alguns macetes

Passo 1: separe

Aqui, a palavra-chave é organização. Primeiramente, diferencie as peças por cor. Para isso, faça uma pilha de roupas brancas, outra para cores mais claras, como bege e tons mais neutros e, por fim, uma para nuances escuras. Feito isso, separe a pilha de cores escuras em duas, já que, dentro dessa categoria, há peças que desbotam. Deixe-as de fora da pilha. Todos esses itens devem ser lavados separadamente.

Passo 2: tirar manchas

Às vezes, não adianta nada tentar remover resíduos das roupas lavando-as na máquina ou até mesmo na mão. Por isso, dê só uma olhada nessas diquinhas:

- Gordura: passe talco sobre a mancha e aguarde alguns minutos. Depois, enxágue.

- Graxa: cubra a mancha com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre e deixe agir. na sequência, lave normalmente.

- Suor: para tirar aquele aspecto amarelado das axilas na camisa, use água quente e vinagre.

- Café: com um pano embaixo da mancha - para que o líquido não se espalhe - passe vinagre.

Passo 3: preparação

A quantidade se sujeita também deve ser levada em conta na hora de colocar as roupas na máquina. Tente, seguindo a escala de cores, lavar as que estão menos sujas juntas, fazendo igual com as que estão bastante judiadas também. Além disso, é importante verificar a composição e o acabamento dos tecidos e possíveis aplicações da peça, para escolher os produtos que serão usados na lavagem. Por isso, esteja atenta às etiquetas! Elas informam que tipo de lavagem deve ser adotada e a temperatura indicada da água. E mais: 

- Feche os zíperes, caso tenham, e abotoe todos os botões.

- Vire os bolsos das calças, camisas e jaquetas para fora, para retirar a sujeira de dentro deles. Aliás, verifique se não deixou nada dentro deles, como dinheiro ou papeis.

- Remova qualquer tipo de broche, fivela ou aplicação que possa danificar a peça.

Passo 4: secagem´

É importante colocar a roupa para secar logo após a lavagem, já que deixar as peças úmidas na máquina ou balde pode manchá-las. É recomendado ainda que elas fiquem em lugares frescos, penduradas por pregadores (de preferência de plástico) pelas extremidades mais firmes, para que não deformem. Roupas claras devem secar ao sol, enquanto as demais, na sombra. Quanto às cordas do varal, o ideal é qu7e sejam de plástico e estejam limpas, para não manchar os tecidos. Caso queira acelerar a secagem, Maria Alzira, proprietária da Lavasecco, afirma: "use o ventilador. Não tem contra-indicação.




(texto publicado na revista 7 dias com você nº 592 - 22 de outubro de 2014)













Nenhum comentário:

Postar um comentário