Se você deseja ter um bichinho como esse em sua casa, saiba que ele precisa de cuidados especiais para garantir sua longevidade. Confira a seguir qual seu habitat ideal, bem como alimentação e proteção indicados
Donos de uma natureza tranquila, esses simpáticos répteis podem viver por muitos anos, chegando a ultrapassar a expectativa de vida dos próprios donos. Mas, para atingir uma idade avançada, o animal precisa ser bem tratado. "A literatura descreve alguns com 88 anos, mas é certo que a expectativa de vida está diretamente relacionada à maneira com se cuida deles. Por isso, consultas de rotina, pelo menos uma vez por ano, são obrigatórias", afirma Alexandre Pessoa, especialista em pequenos animais, selvagens, silvestres e exóticos (SP). Agora, nada de confundi-los com uma tartaruga, pois eles são diferentes. Aqui no Brasil existem dois tipos que você pode criar em casa: o jabuti-piranga, que chega a 51 cm, e o jabuti-tinga, que alcança 70 cm.
Como cuidar?
Permita acesso livre à água de boa qualidade, comida fresca e balanceada, cantos com sol e um abrigo. Para criar seu jabuti, você pode montar um terrário, que deve permitir deslocamentos (exercícios) e termorregulação (controle da temperatura realizado pelo animal). Alguns especialistas sugerem que o espaço físico tenha pelo menos dez vezes o tamanho do animal. O médico veterinário Renato Batistetti, do site Vida de Jabuti, revela que a melhor opção é uma mistura de terra mais argilosa e areia (três medidas de terra para duas de areia). "A camada deve ser de no mínimo 5 cm de altura e renovada com o tempo", sugere o especialista. Lembre-se que jabutis não podem simplesmente ser jogados no quintal ou nos fundos de casa. O animal precisa ter atingido ao menos 15 cm de comprimento antes de viver ao "lado de fora". Além disso, você deve recolhê-lo durante a noite, para ele não ficar ao relento. Já os cuidados com a higiene são simples: dê banho no pet passando um pano úmido ou jogue água morna, quando ele estiver muito sujo.
De olho na saúde
A maioria das doenças que acometem esse animal está relacionada ao manejo inadequado. Os principais problemas dos jabutis são pneumonia, fraturas,desidratação, afogamento (esses pets são terrestres e não sabem nadar) e ingestão de objetos como prego, tampinha de garrafa, pedras, moedas, entre outros. Fique atenta!
Ofereça uma refeição ao dia, com frutas, legumes, queijo branco e verduras, especialmente as verde-escuras. Uma vez por semana, dê carne moída misturada com suplemento de cálcio. Se preferir, compre rações específicas.
(texto publicado na revista 7 dias com você nº 592 - 22 de outubro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário