domingo, 4 de janeiro de 2015

Ser feliz não tem preço


Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem ser felizes e aquelas que optam por ser infelizes. Ao contrário da crença popular, a felicidade não vem da fama, da fortuna ou de bens materiais. Ela vem de dentro. A pessoa mais rica do mundo pode estar miseravelmente infeliz, enquanto um sem-teto pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes o são porque se fazem felizes. Elas têm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmas.

A questão é: como elas fazem isso?

É muito simples. As pessoas felizes  têm hábitos que melhoram suas vidas e se comportam de maneira diferente. Veja abaixo atitudes que geram felicidade.

Não guarde rancor

As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer que deixar que sentimentos negativos as dominem. Guardar rancor é prejudicial e pode causar depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar que uma ofensa de alguém exerça algum poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida.

Escolha seus amigos sabiamente

A miséria adora companhia. Por isso, é importante cercar-se de pessoas otimistas que vão incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva em torno de você, melhor vai se sentir.

Você é a responsável pela sua felicidade

Por isso, evite passar a bola para os outros com ideias do tipo "serei feliz quando encontrar um amor". Você deve estar bem consigo mesma para se relacionar, precisa se dedicar para achar um trabalho... Depende de você!

Sonhe grande

As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai assumir uma atitude focada e positiva.

Trate a todos com bondade

Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Ser altruísta faz seu cérebro produzir serotonina, um hormônio que diminui a tensão e eleva o seu espírito. Tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito permite que você construa relacionamentos mais fortes.

Veja os problemas como desafios

A palavra "problema" não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema, na maioria das vezes, é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação difícil. Mas quando encarado como um desafio, pode se transformar em algo positivo, como uma oportunidade. Sempre que você enfrentar um obstáculo, pense-o um desafio.

Expresse gratidão pelo que já tem

Há um ditado popular que diz: "As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm." Você terá um sentido mais profundo de contentamento se contar suas bênçãos em vez de ansiar pelo que você não tem.

Aceite o que não pode ser alterado

Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar em paz com você mesmo. Portanto, concentre-se apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.

Pratique a generosidade

Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.

Tenha sempre uma palavra amiga

Troque o medo por atitude

Eduardo Shinyashiki, expert em comportamento (SP), faz uma boa comparação: "Quando estamos surfando e tememos demais uma determinada onda, a chance de cair é grande. Na vida é igual. Então surfe sem se preocupar". A lição aqui é não transformar coisas que deveriam ser simples em gatilhos para a ansiedade excessiva.

Não busque a aprovação dos outros

As pessoas felizes não se importam com o que os outros pensam delas. Seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los, e entendem que é impossível agradar a t odos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.

Viva com o que é realmente importante

As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que excessos as deixam sobrecarregadas e estressadas. Estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes que os americanos, porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos itens.

Estabeleça o controle pessoal

As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e aumenta a autoestima.

Não se preocupe com as pequenas coisas

As pessoas felizes se perguntam: "Será que este problema terá a mesma importância daqui a um ano?" Elas entendem que a vida é muito curta para se preocupar com situações triviais. Deixar os problemas rolarem á sua volta vai, definitivamente, deixar você à vontade para desfrutar de coisas mais importantes.

Viva o presente

Pessoas felizes não vivem do passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Se envolverem em tudo o que estão fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.

Cultive relacionamentos sociais

Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. Pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.

Não procure culpados

Pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazê-lo, mudam para melhor.

Medite

Ficar no silêncio ajuda você a encontrar sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes, em qualquer hora e lugar, para se acalmar.

Acorde no mesmo horário todos os dias

Você já reparou que muitas pessoas bem-sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e nos coloca em um estado calmo e centrado.

Leia mais: ler faz bem para a mente e para a alma

A leitura traz diversos benefícios para nossas vidas. Através de um bom livro temos a chance de navegar por um universo novo, desfrutar de emoções variadas e ainda adquirir conhecimentos. As pessoas que desenvolvem o hábito de ler encontram mais facilidade para se expressarem por meio da escrita.

Cuide-se

A pessoa feliz se cuida para estar e sentir-se bem. Cuida de sua mente, seu corpo e saúde. Vai ao médico fazer revisões de maneira regular, tenta se alimentar de forma saudável e pratica exercícios ou algum esporte. Ademais descansa o suficiente, bebe muita água e leva uma vida saudável. Ok, toma uma cervejinha ou um copo de vinho de vez em quando, afinal ninguém é de ferro.

Diga a verdade

Mentir corrói a sua autoestima e o torna antipático. A verdade sempre liberta. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca se desculpe por isso.

Não se compare aos outros

Todos têm seu próprio ritmo. Então, por que se comparar aos outros? Pensar ser melhor que outra pessoa leva a um sentimento de superioridade não muito saudável e, se pensar o contrário, acabará se sentindo inferior. Então, concentre-se em seu próprio progresso.

Dizer obrigado

É uma das pequenas atitudes cotidianas que melhoram a qualidade dos relacionamentos interpessoais - e a satisfação diária. Segundo pesquisa publicada em maio de 2012, no "Journal of Personality and Social Psychology", um simples 'obrigado' entre casais pode fazer com que o cônjuge se sinta apreciado pelo seu parceiro, fazendo com que o comprometimento se fortaleça.

Aproveite seu tempo para ouvir

Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais você ouve, mais conteúdo você absorve.

Coma bem

Tudo o que você come afeta diretamente a capacidade de seu corpo produzir hormônios, o que vai definir seu humor, energia e enfoque mental. Certifique-se de comer alimentos que vão manter seu corpo saudável e em boa forma e sua mente mais tranquila.

Faça exercícios

Estudos têm mostrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade e autoestima e produz a sensação de autorrealização.

Doar também pesa na balança da alegria

Segundo estudo lançado em 2008 pela revista norte-americana Science, "gastar dinheiro com outros pode ter um impacto positivo maior na felicidade do que gastá-lo com você mesmo. Participantes que foram escolhidos para gastar seu dinheiro com outras pessoas experimentaram uma sensação de gratidão maior do que aqueles selecionados para gastar com eles mesmos". Ou seja, fazer doações ou presentear alguém traz uma sensação de serenidade.

Não esperar algo em troca é ainda mais gratificante. Ao dar ou receber algo, cria-se uma pressão inconsciente de retribuir à altura. Não criar expectativas, além de nos livrar deste sentimento, nos torna mais sinceros conosco e com as outras pessoas. O importante é mostrar quanto a pessoa agregou à sua vida.


(tradução do texto de Chiara Fucarino)



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 120 - ano 8 - novembro de 2014)
































Nenhum comentário:

Postar um comentário