Um simples espinho ou um caco de vidro podem se instalar sob a pele e tirar o sossego do pet. Saiba o que fazer nessa hora
É mais comum do que se imagina, especialmente quando o cão ou gato adoram explorar o quintal. No meio do caminho, escondem-se espinhos, farpas, vidros e outros objetos pontiagudos. Ao pisar em um deles, o susto acontece. "Um corte nessa região, por menor que seja, pode causar sangramento, por isso, muitos donos se assustam", conta o veterinário Edgar Franco de Carvalho, especializado em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, de Curitiba. Mas nada disso é motivo para pânico, lembra o especialista, que ensina como contornar o problema.
Limpe
Lave bem a pata com água corrente e sabão neutro. Isso vai evitar que bactérias oportunistas entrem através do corte.
Observe
Com o local limpo, veja se algum objeto perfurou a pata. Não tente extraí-lo, pois você pode piorar ainda mais a situação.
Pressione
Se o sangramento não parar, coloque uma toalha limpa sobre o corte, fazendo uma leve pressão.
Consulte
Leve o pet ao veterinário se algum objeto estiver sob a pele ou se o corte continuar sangrando. Ele fará a extração da forma correta e, se necessário, poderá dar alguns pontos no local.
Fique atento
Não é toda vez que os donos conseguem flagrar o pet no momento em que ele furou a patinha. Sendo assim, preste atenção se notar manchas de sangue pela casa ou se o bicho estiver mancando, lambendo muito essa parte do corpo ou ainda se ele reclamar ao pisar no chão. Inspecione bem a pele para ver se há um corte ou intrusos com farpas e espinhos. Por menores que sejam, eles incomodam um bocado e causam dor.
(texto publicado na revista Meu pet nº 01)
Nenhum comentário:
Postar um comentário