terça-feira, 31 de março de 2015

A diferença entre informação e bom senso - Giovanna Pekny


Afinal, betacarotenos fazem bem ou mal? O bom macarrão da mamma realmente engorda? Azeite de oliva faz bem? Para aliviar suas dúvidas no campo minado da nutrição, Pense Leve selecionou alguns dos assuntos que foram manchetes nas páginas de saúde nesses últimos tempos e analisou, sob a batuta de médicos e nutricionistas, seus reais efeitos. Atenção: nem sempre a última palavra em pesquisas nesta área é a definitiva.

Você conhece a história do velho, o menino e o burrinho? Andavam pela estrada um menino e um velho sentado num burrinho. Quem cruzava com eles comentava que era um absurdo um homem tão forte ir sozinho no lombo do burro e deixar um pobre menino andar a pé. O menino subiu no burrinho e aí as pessoas passaram a criticar os dois: "Que absurdo! Dois homens com saúde sacrificando um animal". E assim foi. No final, de tanto fazer o que outros disseram, os dois acabaram com o burro nas costas...

Carregando o burro

Com as notícias sobre saúde, as coisas acontecem mais ou menos da mesma maneira. O leigo que seguir os conselhos das últimas pesquisas (que não são poucos e muitos deles completamente contrários), é bem capaz de acabar carregando o burrinho. Moral da história: é melhor não acreditar em tudo que se lê.

Como os males de amor

Pesquisas na área médica são como males de amor: precisam de tempo para encontrar o caminho certo. A conselheira do Cremesp (Conselho Regional de Medicina) dra. Mariza D'Agostino Dias, especialista em terapia intensiva e supervisora da UTI do Hospital das Clínicas, explica: "No dia-a-dia da medicina, o que se tem de concreto são somente problemas. Na tentativa de solucioná-los, os pesquisadores criam hipóteses que podem ou não serem comprovadas. Com a tecnologia disponível, os resultados são mais rápidos, mas mesmo assim levam algum tempo para se consolidar".

Onde mora a contradição

A imprensa acaba noticiando os problemas, os primeiros resultados, as primeiras pesquisas. Se a hipótese não for comprovada, o resultado final do estudo pode negar o que se pensava de início.

Mas a médica aponta o lado bom da questão. "Toda essa divulgação através da imprensa tem seu lado positivo. Eu percebo que há uma preocupação em informar com mais profundidade e sem sensacionalismo", ressalta. "O importante é o senso crítico de cada um. Ninguém pode ficar parado no tempo e se sentir enganado pelas notícias", diz.

Olestra para que te quero

Manteiga faz mal, margarina nem tanto e azeite de oliva é bom para a saúde. Quem nunca ouviu falar nisso? É só cortar a manteiga das refeições, entrar de cabeça na margarina e está decretado o fim dos problemas de coração. Há dois anos, noticiou-se que a vilã era mesmo a margarina. Em seguida, o must era usar margarina líquida, saudável para o coração. Será?

Segundo a nutricionista Rosana Farah Simony Bento, tanto a manteiga quanto a margarina são alimentos que contém alto teor de ácido graxo saturado (7,1 g em uma colher de sopa de manteiga e 1,7 g na mesma quantidade de margarina). Por isso, das duas, a melhor companhia para a sua torrada é a margarina. Além de ser "menos gorda", é de origem vegetal. Em tempo: alimentos de origem vegetal não causam colesterol.

Quanto ao delicioso azeite de oliva, ele não aumenta o colesterol - contém ácido graxo monoinsaturado -, portanto seu coração está a salvo. Mas existe o outro lado da moeda: o azeite de oliva pode, sim levar à obesidade quando consumido em excesso.

Já com relação ao olestra, o óleo sem gordura descoberto nos laboratórios de pesquisa da Procter & Gamble norte-americana, a posição da nutricionista é de expectativa. "São necessários estudos adicionais a fim de verificar se há perigo ou não à saúde se ingerirmos olestra. Sua molécula é muito grande, não pode ser absorvida pelo organismo (e aí não engordaria), mas parece que a sua utilização deve ser suplementada por vitamina E."

O importante é comer certo

Se você já estava soltando fogos de artifício para comemorar o que parecia ser a "descoberta do século", pode esperar. Apesar de ter sido aprovado nos Estados Unidos para ser usado em produtos industrializados, o olestra tem uma lista enorme de "contras". E mais: nenhum óleo sem gordura vai poder substituir uma alimentação balanceada, com muito verde no prato. Abusar das batatinhas fritas e dos hambúrgueres, nem pensar!

Não que a gordura deva ser encarada como "a causa de todos os males". Segundo a dra. Mariza, o importante é a preocupação com a proporção alimentar. "O nosso organismo deve ter a proporção certa de hidratos de carbono, gordura e proteínas", afirma. "Só que o excesso de gordura pode acarretar distúrbios como fadiga e até problemas cardíacos", conclui.

A hora e a vez do macarrão

Macarrão engorda. Abaixo o espaguete! Cantinas italianas são um verdadeiro perigo para a saúde e o corpinho.

Parece que não é bem assim. "Os carboidratos como pão e macarrão tornam-se vilões da dieta na medida em que são consumidos em quantidade superior à recomendada a um indivíduo", afirma Rosana.

Casa que falta pão...

... Todo mundo briga e ninguém tem razão. E o leigo fica sem saber em que acreditar. Na realidade, o macarrão da mamma tem pouca gordura - se você descontar o molho e o queijo - e muitos carboidratos. E um grama de gordura fornece 9 calorias contra 4 dos carboidratos. Segundo a revista canadense GQ, de setembro de 1995, nenhum estudo relacionou, até agora, alimentos ricos em carboidratos com o aumento de apetite ou mesmo com retenção de gordura no organismo.

Mas o jornal The New York Times, um dos mais lidos nos EUA, deu a manchete: Macarrão engorda. Três meses depois, o mesmo jornal escreveu um editorial admitindo que "o artigo não tinha a intenção de sugerir que o macarrão é, por si só, engordativo e a manchete não deveria ter afirmado isso". Em que acreditar?

Como no caso da gordura, os carboidratos também são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. "Eles fornecem o que chamamos de energia rápida. Energia esta que ajuda a manter o pH do nosso corpo normal", diz a dra. Mariza.

Mocinhos ou bandidos?

As últimas manchetes acusam: "Vitaminas sob suspeita", "Betacarotenos podem fazer mal". Os complementos alimentares tão em voga nos últimos anos viraram protagonistas de uma guerra. Recentes pesquisas - dos mesmos institutos que antes endossavam os efeitos milagrosos dos aditivos - colocam em dúvida seus efeitos. O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos analisou os efeitos preventivos do betacaroteno na luta contra o câncer. Os resultados não foram nem um pouco animadores.

Para o dr. Fernando Requena, especialista em medicina ortomolecular, a grande vilã da história se chama automedicação. "O primeiro passo é a orientação médica. Cada caso tem de ser estudado individualmente para se chegar a um diagnóstico e ao tratamento indicado", diz. Para o médico, a base científica e a quantidade certa são fundamentais. "As vitaminas, os minerais, em suma, os complementos alimentares têm de ser encarados como remédios. A superdose acarreta efeitos colaterais", conclui.

A indústria do estresse

Mas por que devemos tomar os tais suplementos se a humanidade viveu tão bem até agora sem nem sequer conhecê-los? A explicação para a incógnita segundo a medicina ortomolecular é tão somente o ritmo de vida atual. "Os bio-fatores, dentre eles a acidez do estômago, são profundamente alterados com o estresse, a alimentação industrializada e seus corantes, aditivos e adoçantes", explica o dr. Requena. Tudo isso alteraria o trabalho dos lactobacilos na absorção dos nutrientes durante a digestão, daí a necessidade dos complementos.

Você é o que come

A nutricionista Rosana Farah é de outra opinião: "Uma dieta equilibrada contém todos os nutrientes necessários e principalmente suficientes para a manutenção da boa saúde do indivíduo." Para ela, as cápsulas de vitaminas e minerais são desnecessárias e seria importante que os médicos se preocupassem com as consequências das superdoses.

Entre prós e contras, em uma coisa os especialistas concordam: uma alimentação saudável e rica em nutrientes é premissa básica para qualquer saúde de ferro. Afinal, já dizia vovó: o peixe morre pela boca.




(texto publicado na revista Pense Leve nº 46 - ano 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário