terça-feira, 24 de março de 2015

Alimentos ótimos para estômago sensível - Leandro Isola (Mundo Conectado)


Várias pessoas  têm o estômago sensível e um dos principais motivos é a má alimentação. Se você come com frequência alimentos gordurosos, ácidos ou condimentados demais, você tem grandes chances de desenvolver uma gastrite.

Para evitar esses problemas, você deve investir em alimentos bons para combater o estômago sensível e comer sempre devagar, mastigue bem os alimentos durante as refeições e não deixe de beber pelo menos dois litros de água por dia e evitar alguns alimentos como:

Cafeína
Refrigerantes (evite ao máximo)
Alimentos industrializados
Frutas cítricas
Frituras
Leite
Álcool
Alimentos picantes

Alimentos indicados para estômago sensível

Alho: Diversas pesquisas demonstram o efeito protetor do alho no nosso sistema digestório, no caso de como consumir o alho, a forma mais eficaz é a ingestão do alho in natura.

Bicarbonato de sódio: Muitos dos antiácidos presentes no mercado são,basicamente, apenas bicarbonato de sódio. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna para aliviar a azia e a indigestão.

Óleos vegetais: Dê preferência para usar os óleos vegetais na preparação dos alimentos, pois eles ajudam a neutralizar a acidez se adicionados diretamente na comida.

Carnes brancas: Carnes como frango ou peixe grelhados são alimentos leves indicados para quem possui problemas na região do estômago, pois a carne vermelha é um dos alimentos de mais difícil digestão e diminui o esvaziamento gástrico.

Hortelã: A ação carminativa da hortelã aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contrações musculares do estômago, mas a hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.

Gengibre: Rico em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas, o gengibre é usado no tratamento contra náuseas e dores de estômago, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e outros benefícios para a saúde, o gengibre auxilia na digestão e pode aliviar dores de estômago, além de possuir propriedades para aumentar sucos digestivos e neutralizar os ácidos do estômago. O gengibre fresco é a forma mais potente deste alimento e você pode usá-lo em chás.

Esses alimentos são para aliviar dores e problemas estomacais momentâneos, se você possui indigestão relacionada com a doença do refluxo gastroesofágico, por exemplo, procure um médico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário