segunda-feira, 30 de março de 2015

Hora de brincar (Baby Roger)


Aprenda a forma correta de estimular o desenvolvimento do seu bebê

Assim que a criança começa a interagir mais com os pais e o ambiente em que vive, chega o momento de estimular o seu desenvolvimento, seja com brinquedos indicados para essa faixa etária ou apenas um olho no olho, batendo palmas e até mordendo de leve as mãozinhas tão cheirosas. Essa interação pode acontecer no chão, devidamente protegido, no berço, no bebê-conforto ou até mesmo no seu colo. O mais importante é respeitar o tempo de resposta do seu filho. Enquanto ele estiver feliz e sorrindo, continue brincando. Ao sinal do primeiro choro, obedeça o limite da criança.

Crie um ambiente

Escolha um horário em que o bebê esteja mais disposto, logo depois do banho ou assim que acordar da soneca da tarde, por exemplo. Evite brincar com seu filho se notar que ele está cansado, com sono ou fome. Vá para um lugar sossegado da casa e arrume o ambiente com brinquedos e música suave. Se possível, brinquem no chão, forrando-o com um edredom acolchoado ou um tapete de atividades. Atenção: é importante que a criança fique num ambiente firme e seguro.

Cores e texturas

Na hora de comprar brinquedos, respeite a faixa etária do bebê, escolhendo itens que tenham contraste de cor. Leve para casa girafas ou cachorros com duas cores fortes: uma clara e outra escura. São essas diferenças que estimulam a visão da criança, que irá focar melhor para interagir com você. Prefira objetos agradáveis ao tato, paladar, audição, e que seja, claro, seguros.

Alegria, alegria...

Faça o possível para não começar a sessão de brincadeiras quando estiver nervosa ou estressada. As brincadeiras entre pais e filhos devem ser acompanhadas de canções, palavras, sorrisos, carinhos, paciência e muito amor. Lembre-se: esse momento deve ser prazeroso para todos!




(texto publicado na revista Malu nº 664 - ano 17 - 19 de março de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário