sábado, 28 de março de 2015

7 alternativas naturais ao ibuprofeno (Melhor com Saúde)


O ibuprofeno e quaisquer outros medicamentos apresentam vários efeitos adversos. O problema está na facilidade de obtê-los e na automedicação, muitas vezes, negligenciando a duração do tratamento e a dosagem correta. O ibuprofeno é principalmente analgésico, anti-inflamatório e antipirético, pelo que é muito procurado.

Não é à toa que o médico pode prescrever o tipo de medicação para a condição e orientar sobre seu uso racional. A alternativa para evitar os danos seria procurar o médico ao sentir qualquer desconforto. E em situações menores, pode-se optar por medidas naturais que podem aliviar as dores de maneira mais tradicional.

Os principais problemas causados pelo abuso nas doses diárias de ibuprofeno são: diarreia, desconforto abdominal, úlceras, dores de cabeça e até problemas cardíacos e derrames.

Quais são as alternativas naturais?

Existem várias plantas ou remédios naturais que podemos usar sempre e quando a nossa condição de saúde não for mais grave. Obviamente, se a condição não melhorar, deve-se consultar um médico imediatamente.

Anti-inflamatórios naturais:

Cúrcuma

Tem propriedades anti-inflamatórias. Mantém as articulações saudáveis. É encontrada em pó ou em cápsulas.

Contraindicações

Crianças menores de três anos, ao tomar medicação anticoagulante pré-cirurgia e em caso de cálculos biliares. Não é recomendado para gestantes.

Arnica

Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. É geralmente usada para pancadas, dores musculares, tensões e artrite reumatoide. Pode-se utilizar pela infusão de uma colher de chá de planta seca por copo de água. Aplicar na área afetada com pano limpo. É indicada apenas para uso externo. Não ingerir.

Pimenta caiena

Tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Aproveitar seus benefícios temperando os pratos favoritos, que terão sabor forte e bem picante. Para infusão, usar um quarto de colher de chá de pimenta caiena em um copo de água quente. Beber ao longo do dia, em pequenos goles. Existe também na forma de pomada, creme, óleo em lojas de produtos naturais. Ter cuidado para não inalar ou ter contato com membranas mucosas. Lavar bem as mãos após seu manuseio ou usar luvas para maior segurança.

Salgueiro branco

Por seus efeitos analgésicos, é utilizado para dores menstruais, musculares e de cabeça, bem como artrite e para reduzir a febre. As pessoas alérgicas à aspirina devem evitar seu uso.

Alcaçuz

Pode ser encontrada em farmácias ou herbanários na forma de comprimidos, pastilhas, cremes etc. Não utilizar em pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão arterial, baixo teor de potássio no sangue, hepatite e em gestantes. Evitar interação com outros medicamentos, informar o médico sobre a intenção de consumir alcaçuz.

Gengibre

Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e pode ser usado externamente para artrite, síndrome do túnel cárpico, pancadas, entorses etc.

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias:

- Peixes (truta, salmão, sardinha)

- Óleos vegetais, como os de oliva e linhaça.

- Nozes e folhas verdes, sementes de linhaça, amêndoas, avelãs.

Em caso de sofrer algum processo inflamatório, incluir estes alimentos na dieta.

Ao conhecer os efeitos contraproducentes de medicamentos como o ibuprofeno, optar por soluções naturais e não se esquecer de consultar um médico homeopata sobre a dose e a duração do tratamento.

A sua condição natural não implica seu abuso ou uso em qualquer caso. A busca do aconselhamento qualificado e sua aplicação da forma indicada evitará qualquer problema.

Lembre-se...

Se estiver em tratamento médico, não é aconselhável abandonar a medicação e mergulhar na adoção destas opções naturais. Estas medidas são apenas recomendadas para quem quer evitar o uso de medicamentos para dores menores que não são indicativos de alguma doença grave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário