terça-feira, 24 de março de 2015

Como equilibrar o pH do seu corpo e descobrir se o seu pH está muito ácido - Dr. Jonas Thomé


O significado de pH é potencial de hidrogênio sob a forma de íons. Serve para medir a concentração de íons de hidrogênio.

O pH é a medida da acidez ou alcalinidade de uma substância, de uma solução, de um tecido ou do corpo. 

Quando essa medida é realizada no seu corpo, podemos avaliar se o seu corpo está ácido ou se está alcalino.

A escala utilizada para essa medida, vai de 1 a 14. Sendo 1 o valor mais ácido e 14 o mais alcalino.

Nosso corpo apresenta um pH discretamente básico ou alcalino. O pH ideal varia entre 7,3 e 7,45 (uma faixa de variação normal bastante estreita).

Por diversos motivos podemos produzir em nosso corpo um pH ácido.

Os sábios costumam dizer que as doenças não podem existir em um estado corporal alcalino.

Deste modo, equilibrar o pH do corpo deve ser um dos objetivos desejados por quem busca a cura das doenças.

É muito simples avaliar o pH. Use "tiras" de avaliação de pH, bastante fáceis de encontrar no mercado. Essas "tiras" ou "fitas" podem medir o pH da SALIVA ou da URINA.

Coloque uma "tira" dentro da boca e permita que a saliva faça contato com ela durante 2 ou 3 segundos. Logo após, compare com as cores estampadas no rótulo do frasco de "tiras". Esta avaliação é mais exata ao acordar pela manhã, antes de qualquer higiene bucal e/ou ingestão de alimentos e bebidas, que podem alterar a leitura do pH da saliva. O normal é entre 6,5 e 7,0.

A primeira urina da manhã também pode ser utilizada para a medida do pH do corpo. Alguns dizem que é até mais precisa. O pH da urina deve ficar entre 7,2 e 7,4.

Se o seu corpo estiver excessivamente ácido, então possivelmente você está em perigo.

Todas as doenças crônicas acidificam o corpo - e todos os sistemas do corpo são afetados pelo excesso de ácido.

Quando a doença já está presente no corpo, é necessário compreender que uma dieta alcalinizante é apenas parte integrante do tratamento de saúde. Isoladamente, a dieta não cura nada! Entretanto, pode evitar a instalação de muitas doenças, além de ajudar muito na restauração da saúde.

Mantendo um pH ácido no seu corpo, há um resposta de tentativa de compensar ou equilibrar o pH retirando minerais alcalinos, principalmente o cálcio dos ossos, podendo resultar em osteoporose, fadiga etc.

Dicas nutricionais para alcalinizar o corpo

- Usar água de qualidade, sem flúor, metais pesados e outros contaminantes tóxicos.

- Tomar o suco de 1/2 a 1 limão, dissolvido em 2 copos d'água à temperatura ambiente, ao acordar pela manhã - antes  de fazer a higiene bucal ou ingerir qualquer alimento - e esperar sempre 30 minutos antes de ingerir qualquer alimento. Adoce com "Stevita", stevia ou mel de abelhas orgânico não processado.

- Tomar um suco verde fresco todas as manhãs (água purificada ou água de coco, fruta alcalina ou alcalinizante, serralha ou dente de leão).

- Evitar sedentarismo e excesso de atividade física (ambos acidificam).

- Evitar estresse e dormir bem à noite (respeitando o ciclo circadiano).

- Consumir uma dieta rica em verduras (dê preferência às verduras cruas) e frutas alcalinas ou alcalinizantes.

- Mantenha-se longe dos alimentos processados, aspartame, refrigerantes, alimentos fritos, açúcar, carnes em excesso e que não sejam orgânicas (aves caipiras e peixes são melhores), leite pausteurizado/UHT, produtos lácteos, café, chocolate, produtos de padaria, massas e quaisquer produtos de trigo, fast foods, etc.

- Suplementar com algas, cayena, chiorella e spirulina pode ser desnecessário.

- A suplementação com magnésio pode ser de grande valor porque ajuda o corpo a absorver o cálcio. O cloreto de magnésio é eficaz e bastante prático. Abacate, caju, abobrinha, espinafre e uva passa são ricos em magnésio.

- A suplementação com enzimas naturais como a bromelina (abacaxi) e a papaína (mamão) aumentam a absorção intestinal de nutrientes essenciais.

- Desintoxicar o corpo é fundamental (vermes, parasitas unicelulares, bactérias patogênicas, vírus, fungos, metais pesados, toxinas de remédios e outras), assim como otimizar o sistema básico de filtros (fígado, rins, pulmões, intestinos e pele).





Nenhum comentário:

Postar um comentário