sexta-feira, 27 de março de 2015

Por que as costas doem? (Melhor com Saúde)


Infelizmente, é muito comum sofrer de dores nas costas. Às vezes na zona lombar, outras vezes na dorsal, especialmente entre a omoplata e a coluna ou mesmo nas cervicais e nos trapézios. São dores que pioram ou melhoram de acordo com nossa rotina e geralmente são difíceis de serem curadas.

Neste artigo daremos algumas respostas para que você encontre a causa da dor nas costas, assim como alguns conselhos para tratá-la naturalmente e melhorar assim sua qualidade de vida.

Descartar lesões

A primeira coisa a fazer, sempre que sentirmos uma dor durante vários dias ou semanas, é procurar um médico especialista para descartar qualquer tipo de lesão, especialmente se tivermos sofrido uma contusão. Esta é a primeira causa a ser levada em consideração.

Caso não exista nenhuma lesão aparente ou tenhamos um problema crônico que se arrasta há muito tempo, então podemos suspeitar de outras questões como as enumeradas a seguir, com a finalidade de encontrar a causa que explique nossa situação.

As costas e as emoções

Uma das causas que se relaciona com os problemas nas costas, apesar de que muitas pessoas não acreditem nela, é o fato de estarmos submetidos durante muito tempo a um tipo de energia negativa, pois isto causa uma tensão contínua em alguma área das costas que finalmente se torna crônica.

Neste caso, quanto mais estresse ou tensão emocional sofrermos, mais dor sentiremos nas costas. Não demonstrar dor não significa que não a padecemos.

Estas são as emoções que se relacionam com as diferentes partes das costas:

- Romboide: raiva

- Trapézio: incapacidade e frustração

- Cervicais: excesso de responsabilidade

- Dorsais: medo

- Lombares: frustrações

Se quisermos tratar os problemas nas costas e as emoções relacionadas teremos que mudar algo em nós mesmos. Sempre podemos procurar um terapeuta ou tomar alguma suplementação natural que ajude.

As costas e os órgãos

Outra explicação é que os problemas nas cotas são o reflexo de uma inflamação do órgão situado perto daquele músculo, que por estar inflamado estaria causando uma pressão excessiva sobre o lugar.

Esta é a correspondência das zonas e órgãos:

- Trapézio direito e dorsal direita: fígado e vesícula biliar

- Trapézio esquerdo e dorsal esquerda: pulmão e estômago

- Cervicais: coração

- Lombares: rins (zona alta), intestino (zona média) e aparelho reprodutor (zona sacral)

Se outros sintomas nos confirmam que efetivamente algum destes órgãos realmente pode estar debilitado (o que não é sinal de doença), então o tratamento deve ser com o intuito de desinflamar o órgão.

Remédios naturais

Além de buscar a causa também podemos tratar diretamente as dores com estes remédios naturais:

- Infusões analgésicas e anti-inflamatórias com cúrcuma, salgueiro ou harpagofito

- Aplicação de calor local com a ajuda de uma bolsa de água quente

- Aplicação de cataplasmas de argila ou de gengibre

- Aplicação de cremes anti-inflamatórios à base de arnica

- Suplementação personalizada com flores de Bach ou homeopatia

Terapias benéficas

Para finalizar, uma parte fundamental do tratamento deve ser o trabalho externo e manual da zona com as mãos de um profissional, de modo contínuo até melhorarmos ou sentirmos que as dores desaparecem.

Recomendamos especialmente as massagens descontraturantes para relaxar a área, mas o melhor é se pudermos realizar o tratamento com um bom osteopata ou fisioterapeuta, que ajude a entender os desequilíbrios físicos, já que às vezes podemos melhorá-los notavelmente mudando alguns hábitos inconscientes.

Também recomendamos a terapia com ventosas ou cupping, já que trabalha cuidando da inflamação dos órgãos, tal como indicamos anteriormente.

Finalmente, nos últimos anos a terapia da Kinésio tape ou fita kinésio se  tornou muito popular. Esta é uma terapia que usa fitas adesivas elásticas de cores muito chamativas. Muitos atletas estão usando esta técnica, o que demonstra sua grande efetividade em dores e lesões de  todo o tipo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário