Muitas pessoas ganham peso apesar de escolherem alimentos saudáveis porque não sabem ou não se limitam na quantidade de alimentos que ingerem todos os dias. Se aprendêssemos a comer menos e nos sentirmos saciados sem que tivéssemos que comer além do necessário, poderíamos manter o peso equilibrado e, inclusive, ir perdendo o peso que nos sobram de maneira bem natural.
Neste artigo, indicaremos alguns truques para começar a come menos e ir acostumando a deixar de comer quando seu corpo já tenha suficiente alimento, sem necessidade de seguir comendo por outros motivos como a ansiedade, a gula ou até mesmo por mero capricho.
Na mesa
Temos aqui alguns conselhos fáceis que nos ajudarão a controlar a quantidade de comida que queremos e devemos comer: durante o dia façamos várias refeições (pequenos lanches) para quando chegar o horário de almoçar ou jantar não estejamos com tanta fome. Seguimos as seguintes recomendações: café da manhã, um lanche leve antes do almoço, almoço, lanche da tarde e jantar.
Comeremos sempre sentado, sem pressa, evitando fazer as refeições no local de trabalho. Evitaremos falar excessivamente ou realizar qualquer atividade durante as refeições, como ver a televisão ou falar sobre assuntos importantes ou que causem algum estresse.
Se sentir alguma sensação de tristeza ou raiva espere por alguns minutos e tente manter o controle procurando se acalmar para em seguida comer. Coloque no prato a quantidade exata que se deseja comer e, se sobrar, guardar na geladeira para que não tenha a tentação de querer acabar com tudo que esteja no prato.
Evitaremos entre os horários das principais refeições, beliscar e priorizemos comer no prato para que vejamos a quantidade exata que consumimos.
Alimentos ricos em fibra
A fibra é um nutriente presente em muitos alimentos que fornecem facilmente uma sensação no estômago de saciedade e nos ajudam a ficarmos satisfeitos de maneira simples, permitindo que assim nos sintamos com menor quantidade de alimentos.
Mesmo que saibamos que nossa alimentação deve ser completa e equilibrada, não deverá faltar em cada um de nossos menus diários:
- Frutas, principalmente as macias como, por exemplo: maçã, ameixa, pêssego, damasco, melão, entre outras
- Vegetais e hortaliças como o repolho, a beterraba, acelga, cenoura, etc
- Cereal integral como o arroz, o trigo, a quinoa e o milho
- Legumes cozidos
- Frutas secas como avelã ou nozes
- Frutas secas como ameixas, uva passa e/ou damasco seco
- Champions
- Algas
Algas
Dentre os alimentos que mencionamos anteriormente destacamos as algas que por serem um alimento saciante, saudável e ainda pouco conhecido.
As algas contêm mucilagens que têm, por sua vez, a propriedade de absorver a água, de dar sensação de saciedade e, portanto, de aumentar o volume de satisfação alimentar.
Recomendamos especialmente as seguintes algas:
- Ágar-ágar
- Fucus
- Espirulina
- Kemp
- Wakame
- Kombu
- Espaguete do mar
Podemos consumi-las incluindo nas nossas receitas como, por exemplo, nas sopas, cozidos, arroz e massas em geral ou simplesmente como um suplemento alimentar.
Água antes das refeições
Uma maneira excelente de não comer com muita vontade e com o risco de cometer abusos, consiste em beber um ou dois copos de água meia hora antes das refeições.
Sempre recomendamos beber água durante todo o dia, mas nesse caso em especial, indicamos antes das principais refeições para saciar o estômago e evitar comer em excesso e rápido.
Também podemos comer uma fruta algum tempo antes das refeições, já que graças a seu conteúdo de água e fibra fará um efeito similar e, além disso, é muito mais digestivo e saudável comê-las antes do que como uma sobremesa.
Infusão digestiva como sobremesa
Na hora da sobremesa, é um dos momentos que menos controle se tem. Por um lado, porque em muitos casos, nosso corpo já obteve o que necessitava e, inclusive, já estamos saciados e cometemos o erro de escolher uma sobremesa que muitas vezes não é digestiva e que engorda muito.
Por esse motivo, se psicologicamente sentimos necessidade de consumir alguma coisa a mais depois das principais refeições, então o melhor a fazer é pedir uma infusão digestiva ou até um café. Se ainda sentir a necessidade de consumir algo porque comeu pouco, escolha uma maçã ou pera porque não são incompatíveis com as comidas, da mesma forma que você pode elaborar algumas receitas com essas frutas.
- Compota de maçã e uvas passas
- Maçã ao forno com canela e mel
- Peras ao vinho
- Carpaccio de pera com amêndoas torradas e fatiadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário