sábado, 28 de março de 2015

A importância da notícia triste - Samantha Kelly (Portal do Dog)


Ignorando a realidade que se desdobra na sua esquina, quando você abre um portal de notícias e se recusa a ler aquela matéria pois irá "estragar meu dia", é ser parte do problema, e não da solução.

Nós, como um portal de notícias, sempre tentamos focar no lado positivo e levar o exemplo das inúmeras pessoas e cães inspiradores que fazem a diferença no mundo.

Porém, infelizmente o mundo não se resume a isso e não olhar para o seu lado obscuro, deixar de noticiar o que há de errado ou não levar a mensagem dos cães que sofrem, é ser omisso com eles. É viver em uma realidade e se recusar a olhar e fazer algo para mudar o que continua a acontecer nos quatro cantos do mundo, pois para isso teríamos que mexer com a nossa falsa ilusão de conforto.

Nas nossas matérias, mesmo quando falamos sobre casos brutais e cruéis, temos o máximo de cuidado para não mostrar ou expor o corpo dos animais dilacerados, mutilados e claramente torturados. Não é através do choque que iremos tocar mais pessoas e muito menos não queremos simplesmente alimentar o voyeurismo mórbido que habita em parte da natureza humana.

O que nos impressiona são as pessoas que de fato não querem saber. Não querem de maneira alguma ler "notícia triste".

A questão é que muitas dessas pessoas não compreendem que o nosso trabalho e obrigação é noticiar, seja o conteúdo agradável ou não.

São diversos os cães que estão perfeitamente saudáveis, mas são eutanasiados de qualquer maneira. Os motivos são muitos: superpopulação de animais, o abandono de animais pela sociedade civil, a falta de regulamentação para o comércio de animais, a ineficiência do estado em adotar políticas públicas sérias, etc.

Vemos cães e gatos em todas as ruas que andamos no Brasil. Desnutridos, doentes, com dor e procriando. A realidade está lá para todos que querem vê-la. Mas muitos não querem.

Às vezes o bem estar animal é tratado como um jogo de batata quente, que ninguém quer segurar o passa a responsabilidade rapidamente para o outro.

Ignorando a realidade que se desdobra na sua esquina, quando você abre um portal de notícias e se recusa a ler aquela matéria porque irá "estragar meu dia", é ser parte do problema, e não da solução.

Devemos isso a eles, aos animais. Ainda estamos muito longe, como nação, de adquirir justiça para todos esses acontecimentos horríveis que assistimos todos os dias. Mas é nosso dever, como cidadãos, de buscar e cobrar o estado, que tem como papel principal cuidar de todos que fazem parte dele, independente da espécie.

Desistir de acreditar e de buscar uma sociedade mais justa para todos é desistir de nós mesmos.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário