sexta-feira, 20 de março de 2015

Fratura do processo transverso da coluna lombar em geral não é grave - Dr. Daniel Jorge


A joelhada nas costas do jogador Neymar (22), que o tirou da copa. atingiu a região mais robusta e protegida por músculos da coluna vertebral. Esse tipo de lesão exige repouso de 15 dias em média, porque a movimentação retarda o processo de consolidação do osso, e uso de colete abdominal por cerca de dois meses. Então, o paciente é liberado para retornar às atividades gradativamente.

A coluna vertebral divide-se em quatro regiões, ou seja, cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. É formada por vértebras sobrepostas: sete cervicais (C1 a C7), 12 torácicas (T1 a T12) e cinco lombares (L1 a L5), mais o sacro e o cóccix, constituídos por vértebras fundidas e não móveis. Na parte superior, ela se articula com o crânio e na inferior com o ilíaco, osso da bacia. No interior das vértebras está o canal vertebral, por onde passa a medula espinhal, cuja função é enviar os comandos do cérebro para o restante do corpo.

O maior perigo de um trauma na coluna é a fratura de uma ou mais vértebras e, consequentemente, uma lesão da medula espinhal. Os traumas na parte superior costumam trazer danos maias graves, como paralisia parcial ou total. No caso de Neymar, felizmente, a lesão foi na parte inferior da coluna vertebral, na L3 (terceira vértebra lombar). Contou a favor do atleta ainda o fato de ele ter músculos abdominais desenvolvidos e fortes, que protegeram sua coluna de danos mais sérios.

Em cada uma da vértebras da espinha dorsal há dois prologamentos ósseos laterais, um à direita e outro à esquerda,chamados "processos transversos". O brasileiro fraturou o processo transverso esquerdo, uma lesão considerada estável e sem riscos, já que não houve nenhum comprometimento das estruturas motoras e de sensibilidade.

Por atingir uma região protegida por músculos e gordura e de difícil acesso, o golpe do joelho do colombiano Zúñiga (22), não deve ter fraturado diretamente a coluna de Neymar. Ao receber a pancada, ele reagiu com violenta contração dos músculos do abdome e da lombar e essa força resultou na fratura do processo transverso, ou um choque entre tais saliências ósseas por uma brusca inclinação lateral lombar decorrente da situação traumática.

É comum ocorrer esse tipo de trauma em vítimas de acidente de carro, em quedas de escada e outros tombos. Não se pode nunca mexer na pessoa machucada e sempre chamar socorro especializado. O médico deve fazer raios X, que nem sempre apontam a fratura, e se necessário tomografia computadorizada da área afetada. Comprovada a lesão no processo transverso, indica-se anti-inflamatório e relaxante muscular para alívio da dor e repouso de 15 dias.Não é preciso ficar de cama, mas se deve evitar todo tipo de movimento ou esforços. Uso de colete também é necessário para diminuir a mobilidade na região e acelerar a consolidação óssea. Após seis a oito semanas, podem ser retomados os esportes e as atividades de impacto, de forma gradativa e de acordo com a capacidade e a condição física de cada um. Em geral não há risco de sequelas no osso lesado.

O problema maior no tipo de trauma sofrido por Neymar, forte e por trás, é quando ocorre luxação - deslocamento articular que comprime o nervo. Nesse caso, o paciente sente dormência e formigamento em alguma área da perna. É necessária uma cirurgia para descomprimir o nervo e reposicionar a vértebra, muitas vezes até com a utilização de parafusos.

A luxação pode deixar sequela, como perda de mobilidade da perna, joelho ou tornozelo. A musculatura forte do brasileiro fez com que escapasse de uma lesão pior. Fica o exemplo: o ideal é procurar manter uma musculatura forte com exercícios físicos e alimentação balanceada.





(texto publicado na revista Caras edição 1081 - ano 21 - nº30 - 25 de julho de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário