domingo, 29 de março de 2015

Conheça a cidade caminhando - Dr. Fabio Ravaglia


A caminhada é uma atividade saudável que faz bem para todos. Mas nem sempre é preciso encará-la como uma coisa que tem hora para começar e acabar. É possível caminhar para ir e vir dos lugares, muitas vezes deixando o carro em casa e ainda contribuir para a sustentabilidade do planeta.  Além disso, andando a pé você tem uma outra visão da sua cidade, do seu bairro, interagindo com o que ocorre nas ruas de uma forma bem diferente do que quando se está de carro.

O nome desta atividade é pedestrianismo, prática que pode ser encarada como uma forma de auxiliar as pessoas a driblar o estresse e o sedentarismo, além de incentivar o respeito ao meio ambiente. Para o ortopedista Fabio Ravaglia, "Nas grandes cidades, os congestionamentos, a poluição e o estresse estão fazendo com que as pessoas repensem a mobilidade urbana. Em São Paulo, para chegar ao trabalho uma pessoa gasta em média duas horas no trânsito e pouco mais do que isso para voltar para casa."

Ravaglia explica que com apenas seis minutos de caminhada para o trabalho, é possível sentir melhora da capacidade cardiopulmonar. Se conseguir andar mais meia hora, mesmo dividindo em mais de um horário, já dá para sentir benefícios ao coração também.

O pedestrianismo ajuda a combater o colesterol, estimula a circulação sanguínea, a densidade óssea, emagrece e tonifica os músculos. O diabetes e a hipertensão também são melhor controlados com esta atividade. A introdução da prática da caminhada na rotina diária também oferece o combate ao mau humor, proporcionando bem estar emocional.

Apenas na Alemanha, esta atividade é praticada por cerca de 34 milhões de pessoas. O país tem excelente infraestrutura, com 200.000 km de percursos demarcados e trilhas com belas paisagens, florestas, montanhas e vinhedos.

A seguir o Dr. Fabio Ravaglia dá dicas de como caminhar com segurança seguindo as regras do trânsito.

10 regras para caminhadas com segurança

1. Veja e seja visto, principalmente em centros urbanos. Verifique se o condutor do veículo percebeu sua presença. Procure utilizar roupas coloridas ou fluorescentes para as atividades.

2. Procure andar nas calçadas, ou em parques. Na falta de calçada, andar no contra fluxo para poder ver a aproximação dos carros.

3. Atravessar a rua com cautela e segurança. Atravesse na faixa, olhe para os dois lados e respeite o semáforo.

4. Em grupo, ande em fila única. Evite abrir os braços ou fazer ziz-zag. Esteja atento às bicicletas, skates, patins, cachorrinhos com guias curtas, pessoas com sacolas e bagagens.

5. Respeite os seus limites.

6. Esteja alimentado e hidratado.

7. Cidadania. Verifique o volume do celular. Evite também digitar ou navegar na internet enquanto caminha. A distração pode causar acidentes.

8. Percurso seguro. Procure ruas movimentadas aonde outras pessoas caminhem, andem de bicicleta ou corram.

9. Utilize um sistema de navegação GPS, hoje disponível em vários aparelhos celulares.

10. Planejamento. Tenha uma meta de atividade mínima diária a ser cumprida (10.000 passos). Hoje existem muitos recursos tecnológicos como apps, que monitoram sua condição física e auxiliam na prática esportiva.



(texto publicado na revista Tudo nº 47 - dezembro de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário