quarta-feira, 15 de julho de 2015

11 Sintomas de câncer que a maioria das pessoas ignora (Melhor com Saúde)


Todos os dias centenas de pessoas no mundo recebem o diagnóstico de diferentes tipos de câncer ou tumores malignos, em sua maioria quando já estão em uma etapa avançada demais. Você conhece os primeiros sintomas que podem nos alertar sobre o câncer?

Muitas vezes, os tumores malignos são silenciosos e isso faz com que sejam detectados quando já estão em uma etapa muito difícil de tratar. Na maioria dos casos, o diagnóstico a tempo é fundamental, pois quanto menos avançada estiver a doença, maiores as possibilidades de superá-la com sucesso. Por essa razão, é muito importante ter em mente alguns sintomas que podem parecer comuns, mas que na realidade poderiam estar indicando algum tipo de câncer. Neste artigo iremos falar sobre os 11 sintomas do câncer que a maioria das pessoas ignora, e que podem ser chave para descobrir a doença a tempo.

Tosse persistente ou rouquidão podem ser sintomas de câncer

A tosse pode parecer um sintoma muito comum de um problema pulmonar, já que geralmente aparece quando há algum tipo de congestão ou infecção nos pulmões. Entretanto, quando a tosse se apresenta de forma persistente e com algum tipo de sangramento, é muito importante consultar um médico, já que pode ser um alerta inicial sobre um possível câncer relacionado ao sistema respiratório.

Falta de ar

Muitas pessoas que foram diagnosticadas com câncer de pulmão manifestaram ter sentido que lhes faltou o ar em algum momento prévio, antes de descobrir que tinham a doença. No entanto, deixaram passar este sintoma por acreditarem que era algo passageiro ou que se tratava de asma.

Alterações anormais nos hábitos intestinais

Todos são diferentes em relação aos hábitos intestinais. Há aqueles que têm uma digestão muito boa e conseguem evacuar com frequência, assim como há pessoas que sofrem de prisão de ventre e têm dificuldade em fazê-lo. No entanto, todos nós deveríamos nos preocupar se notarmos fezes de cor negra ou com sangue, diarreia persistente ou prisão de ventre crônica, desejos incontroláveis de ir ao banheiro ou dor na parte abdominal, entre outros.

Infecções frequentes

Sofrer frequentemente com infecções pode estar indicando que a pessoa sofre de leucemia. A leucemia é uma doença provocada por uma produção anormal de células brancas (leucócitos), na qual o corpo perde suas defesas para lutar contra as infecções. Nos adultos, é comum descobrir a leucemia graças a sintomas como a febre constante, ou outros parecidos aos da gripe.

Alterações na urina

A cor da urina está mais escura do que o normal? Ela tem um odor forte? Qualquer que seja a alteração em seus hábitos urinários, ela pode indicar que algo anda mal. Quase sempre esse tipo de sintoma aparece com tumores associados ao trato urinário. É um sintoma bastante contundente, e nesse caso você deve consultar um médico imediatamente.

Dores inexplicáveis também podem ser sintomas de câncer

Se você sofre com dores persistentes nas costas, pescoço, pernas, entre outros, o ideal é que consulte um médico. Nesse caso, essas dores podem estar associadas a outros sintomas que já mencionamos.

Alterações na pele ou nas pintas

Qualquer tipo de alteração na pele como por exemplo, manchas, pintas novas ou mudanças no aspecto de uma pinta existente, deve ser motivo para consultar um médico e descartar o risco de sofrer de câncer de pele.

Sangramento incomum

Um sangramento incomum fora do período menstrual é um sintoma comum do câncer do colo do útero. Se o sangramento é do reto, pode estar indicando câncer de cólon.

Dor frequente na pélvis

A dor pélvica é muito difícil de ignorar, já que costuma ser muito incômoda e quase sempre vem acompanhada de inflamação. Este sintoma é característico de muitas doenças, como os cistos no ovário e os cânceres relacionados ao aparelho reprodutor feminino.

Perda de peso

Ainda que, para muitas pessoas, perder muitos quilos de forma inexplicável possa ser um presente, a verdade é que emagrecer muito de repente também é um dos sintomas de câncer. Se você não está fazendo nenhum tipo de dieta e perde em pouco tempo 5 ou mais quilos, isso poderia ser um sinal de alerta de câncer de pâncreas, estômago, esôfago ou câncer de pulmão.

Dificuldade para engolir

Se você sente algum incômodo ou dificuldade para engolir, é muito importante que consulte um médico, já que isso é um sintoma de câncer no esôfago, estômago ou câncer de garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário