quinta-feira, 30 de julho de 2015

Exercícios de relaxamento para dormir profundamente (Melhor com Saúde)


Ao nos deitarmos, além de desligar o celular e a televisão, devemos procurar deixar as preocupações fora do quarto.

Um dos problemas habituais na atualidade é a falta de horas de sono. Isso tem muitas razões e, por outro lado, várias consequências. É imprescindível descansar diariamente para poder recuperar forças, regenerar os tecidos e deixar de lado o estresse, entre outros benefícios. Se a isso somarmos o fato de que sempre estamos nervosos, com certeza vai ser bom para você ler o seguinte artigo, onde vai aprender exercícios de relaxamento para dormir profundamente.

O momento de dormir é sagrado

Talvez você já saiba que a mente é muito poderosa. Mas atenção, isso pode ser bom ou ruim. Podemos melhorar ou piorar a situação segundo como ou o que pensemos. No caso particular de dormir, não se trata simplesmente de apoiar a cabeça em um travesseiro e “esperar” o sono chegar, mas sim de relaxar de maneira tal que isso se torne uma sensação maravilhosa e prazerosa.

Existem muitas maneiras naturais para poder dormir bem e não ter que recorrer a comprimidos ou xaropes, e também deixar a televisão acesa, nem ler na cama. Esses hábitos são negativos para a saúde e, no caso dos fármacos, geram dependência.

Recomenda-se, por outro lado, não assistir filmes, séries ou programas de TV que mostrem violência, mortes, más notícias, nos façam chorar ou nos deem medo, já que o sistema nervoso central estará excitado e desequilibrado para o momento de dormir, sendo mais difícil que isso aconteça.

Nos tempos atuais é muito frequente ir com o celular para qualquer lugar, inclusive para a cama. Se um minuto antes de desligar a luz e fechar os olhos enviamos mensagens ou verificamos as redes sociais, será mais difícil que possamos conciliar o sono. Aconselha-se deixar o dispositivo o mais longe possível da cama pelas noites e desativar a internet.

Outro parágrafo à parte merecem os maus usos que fazemos do quarto. Isso não quer dizer que é ruim tomar o café da manhã na cama nos fins de semana, mas se deitar para trabalhar ou estudar, por exemplo. Por mais que você tenha muito sono, não queira “adiantar” para a prova ou a entrega do relatório que seu chefe pediu. A cama não deve ser usada para o trabalho ou para o estudo, lembre-se bem.

Por último, a alimentação, que está mais do que relacionada com a maneira de dormir e descansar. Se seu jantar foi abundante, cheia de frituras, gorduras e açúcares, se tiver bebido álcool ou café, então, possivelmente passem algumas horas antes que você possa descansar como deve ser. Além de jantar cedo e deixar passar duas horas até se deitar, é vital comer pouco, não repetir o prato e beber um chá de ervas, mais saudáveis que a cafeína. Prefira os alimentos crus e não muito elaborados. Ou coma pouca quantidade.

Exercício de relaxamento para poder dormir à noite toda

Aproveitar as horas de sono não é nenhuma moda, mas é uma necessidade. Carregue sua mente de pensamentos positivos e descanse de verdade, de forma profunda e completamente reparadora. Se dormir bem poderá deixar de lado o estresse, o cansaço excessivo, as dores musculares, as preocupações, a ansiedade e o nervosismo.

Como consigo? Com uma técnica de meditação que não falha e que, além dos benefícios citados antes, pode ajudar a combater ou tratar certas doenças se for praticada assiduamente. Depois de começar a experimentá-la, não vai se arrepender e vai continuar a fazê-la todos os dias.

Tenha em conta que no começo a mente vai rejeitar a prática e será um pouco difícil que se concentrar e relaxar, mas não force a situação, não se zangue nem desista. Se estiver acostumado a outras técnicas para dormir (como a televisão ou os fármacos), vai lhe custar ainda mais responder aos métodos naturais, mas não se renda, mais cedo ou mais tarde você vai conseguir.

Eduque a mente meditando, não só para dormir bem pelas noites, mas para alcançar tudo o que você tiver em mente. Siga estes passos:

Jante leve

Já falamos sobre as consequências de comer muito de noite. Se seu corpo estiver ocupado com a digestão, não poderá fazer mais nada. Se for se deitar justo nesse momento, vai se sentir muito pesado de manhã ou pode acordar na metade da noite. Faça como muitas pessoas, que antes de dormir, comem uma fruta ou bebem um chá com bolachas.

Faça uma massagem

Pressione as gemas dos seus dedos no couro cabeludo, desde a testa até a nuca. Existem alguns aparelhos que podem ajudar, ou, peça a um familiar que ajude você com as áreas mais difíceis. Isto deve levar uns cinco ou dez minutos e aí você já vai se sentir mais relaxado.

Ponha música calma

Se você viver na cidade, com certeza que já estará acostumado aos ruídos. Mas isso não quer dizer que sejam bons para a sua saúde. Por uma música calma, instrumental, dessas que se usam nas aulas de meditação ou de ioga, de estilo hindu, budista ou China. Também pode ouvir música clássica. Existem também músicas que lembram certos sons da natureza, como o piar dos pássaros, a cascata de um rio ou a chuva batendo na janela. Experimente algumas destas opções até encontrar a que mais o ajude a se relaxar!

Respire com consciência

A respiração é um ato muito maravilhoso e inconsciente. Antes de dormir, sente-se bem reto na beira da cama, com as costas retas e os ombros ligeiramente para trás. Respire fundo pelo nariz (pode fechar os olhos para se relaxar mais), devagar, três vezes. Com cada exalação imagine que está eliminando tensões, estresse e preocupações. Quando inalar, pense que entra no seu corpo uma luz suave e serena que ilumina e é saudável.

Mexa os pés e as mãos

Na mesma posição, comece a mexer os pés para cima e para baixo, para os lados, fazendo círculos com os tornozelos, etc. Faça o mesmo com as mãos e pulsos e vai ver os bons resultados que vai obter. Você irá deitar feliz e relaxado… E vai dormir como um anjinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário