domingo, 19 de julho de 2015

Redução do consumo por atitudes individuais e políticas governamentais - Renata Moraes


Existem atitudes simples que qualquer pessoa pode fazer para reduzir o consumo, em prol do cuidado com a "casa comum". O uso racional da água, a redução de itens com embalagens plásticas, coleta seletiva, reciclagem do lixo, menor gasto de energia elétrica, são alguns exemplos.

Especializado em promover a educação ambiental na cidade de São Paulo, o Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura (Uma Paz), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, adotou uma forma de uso consciente de embalagens plásticas, ao trocar o uso de copinhos descartáveis por canecas de alumínio.

"Temos o costume de usar copos de papel ou a própria caneca para o consumo de água ou café, isso relacionado aos funcionários do departamento. No caso dos participantes dos nossos cursos e palestras, pedimos que tragam sua própria caneca", afirmou, ao O São Paulo, Mirna Salazar Camacho, diretora da Divisão de Formação da UMAPAZ3.

A entidade também cultiva um minhocário, onde são colocados certos alimentos, transformados posteriormente em chorume, que serve para adubar as plantas. "Tentamos, na medida do possível, reciclar nosso lixo, separando e reaproveitando o papel sulfite reciclado que usamos como rascunho", contou Mirna.

A Prefeitura de São Paulo planeja renovar toda a rede de iluminação pública da cidade, substituindo lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, com a meta de reduzir em 50% o consumo de energia elétrica e dobrar a vida útil das lâmpadas. Porém, a iniciativa depende da aprovação de um edital de concorrência internacional, que foi suspenso temporariamente em junho, a pedido do Tribunal de Contas de Município (TCM), que exige esclarecimentos sobre algumas questões técnicas.



(texto publicado no jornal O São Paulo edição 3059, ano 60 - 8 a 14 de julho de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário