O que é?
A osteoporose é uma doença caracterizada por perda gradual de massa óssea, o que resulta no enfraquecimento dos ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Embora possa acometer ambos os sexos, é muito mais frequente nas mulheres que estão no período da menopausa em virtude da diminuição dos hormônios femininos, os estrógenos.
Geralmente, a osteoporose evolui sem sintomas, mas a prevenção ou o tratamento são muito importantes porque sua principal consequência são as fraturas, que podem prejudicar muito a qualidade de vida.
As fraturas causadas pela osteoporose são mais frequentes no quadril, na coluna vertebral e nos punhos, as quais podem ser provocadas mesmo por pequenos traumas.
Na coluna vertebral, as fraturas causam dor lombar, encurvamento da coluna e perda da estatura. No quadril , o tratamento das fraturas requer cirurgia e hospitalização e está relacionado a frequente e importante limitação das atividades diárias rotineiras.
Como prevenir?
Fatores que podem aumentar o risco de osteoporose.
- histórico familiar de osteoporose
- menopausa precoce (antes dos 45 anos de idade)
- raça branca
- compleição física magra e pequena
- fratura anterior causada por pequeno trauma
- uso de certas medicações, tais como os corticosteroides
- fumo
- álcool em excesso
- vida sedentária
- dieta pobre em cálcio
É possível reduzir o risco de osteoporose mudando alguns hábitos, tais como deixar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente com orientação médica e manter uma dieta rica em cálcio, que contenha principalmente leite e seus derivados e, também, ovos, peixes e frutos do mar e vegetais de folhas verdes e escuras.
Como é diagnosticada?
O diagnóstico da osteoporose é realizado geralmente por meio da densitometria óssea.
O exame é simples, rápido e indolor, parecido com uma radiografia.
É importante salientar que qualquer exame deverá ser realizado somente sob orientação médica.
Como é tratada?
Para o tratamento da osteoporose existem várias medicações disponíveis. Caso haja necessidade, somente o seu médico está preparado para decidir pela melhor alternativa para o seu caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário