sábado, 25 de julho de 2015

Osteoporose (Merck Sharpe & Dohme)


O que é?

A osteoporose é uma doença caracterizada por perda gradual de massa óssea, o que resulta no enfraquecimento dos ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

Embora possa acometer ambos os sexos, é muito mais frequente nas mulheres que estão no período da menopausa em virtude da diminuição dos hormônios femininos, os estrógenos.

Geralmente, a osteoporose evolui sem sintomas, mas a prevenção ou o tratamento são muito importantes porque sua principal consequência são as fraturas, que podem prejudicar muito a qualidade de vida.

As fraturas causadas pela osteoporose são mais frequentes no quadril, na coluna vertebral e nos punhos, as quais podem ser provocadas mesmo por pequenos traumas.

Na coluna vertebral, as fraturas causam dor lombar, encurvamento da coluna e perda da estatura. No quadril , o tratamento das fraturas requer cirurgia e hospitalização e está relacionado a frequente e importante limitação das atividades diárias rotineiras.

Como prevenir?

Fatores que podem aumentar o risco de osteoporose.

- histórico familiar de osteoporose

- menopausa precoce (antes dos 45 anos de idade)

- raça branca

- compleição física magra e pequena

- fratura anterior causada por pequeno trauma

- uso de certas medicações, tais como os corticosteroides

- fumo

- álcool em excesso

- vida sedentária

- dieta pobre em cálcio

É possível reduzir o risco de osteoporose mudando alguns hábitos,  tais como deixar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente com orientação médica e manter uma dieta rica em cálcio, que contenha principalmente leite e seus derivados e, também, ovos, peixes e frutos do mar e vegetais de folhas verdes e escuras.

Como é diagnosticada?

O diagnóstico da osteoporose é realizado geralmente por meio da densitometria óssea.

O exame é simples, rápido e indolor, parecido com uma radiografia.

É importante salientar que qualquer exame deverá ser realizado somente sob orientação médica.

Como é tratada?

Para o tratamento da osteoporose existem várias medicações disponíveis. Caso haja necessidade, somente o seu médico está preparado para decidir pela melhor alternativa para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário