domingo, 19 de julho de 2015

5 Razões para consumir menos água engarrafada (Melhor com Saúde)


A água é uma bebida indispensável para a nossa vida pois, além de nos refrescar, também cumpre um papel muito importante em nosso organismo e em cada uma de suas funções. Tendo em conta a importância da água para o nosso corpo e o quanto ela é necessária para nos manter hidratados, muitas empresas converteram este líquido em um negócio que vem enganando os consumidores há muitas décadas. Sob lemas como “9 em cada 10 médicos recomendam”, muitas empresas vendem água engarrafada garantindo que ela é mais saudável do que a água da torneira. No entanto, ainda que aparentemente sejam muito saudáveis, o certo é que algumas indústrias distribuem água de baixa qualidade a preços que são muito altos para os consumidores.

A água engarrafada não é uma alternativa sustentável, ainda que a indústria queira fazer parecer que sim. É certo que atualmente muitas empresas desenvolvem projetos para a reutilização ou reciclagem de garrafas plásticas, mas na maioria dos casos, as garrafas terminam sempre no lixo e seguem gerando contaminação. Não estamos dizendo que a água da torneira seja 100% segura para o uso, pois tudo depende do tratamento que ela recebe para se tornar apta ao consumo humano. Tendo isso claro, lhe apresentamos 5 razões pelas quais deveríamos consumir menos água engarrafada.

As garrafas de plástico não são sustentáveis

Como já mencionamos anteriormente, a indústria quer fazer com que os consumidores acreditem que as garrafas de plástico são biodegradáveis e amigas do meio ambiente. No entanto, estas garrafas são fabricadas com materiais que podem demorar centenas de anos para se decompor.

Atualmente há várias campanhas de reciclagem para reduzir o impacto das garrafas plásticas no meio ambiente, mas isso só diminuiu uma parte mínima da contaminação. De acordo com vários estudos, mais garrafas plásticas vão parar no lixo do que na reciclagem. Além disso, as garrafas “biodegradáveis” não se decompõem tão facilmente quanto parece, pois elas somente utilizam menos plástico do que as outras.
A maior parte das águas engarrafadas é igual à água da torneira, mas com um custo mais elevado

Na foto impressa na garrafa de água podemos ver um manancial ou uma nascente de água tranquila, mas isso não quer dizer que ela seja 100% pura ou da melhor qualidade. De fato, apenas uma pequena porcentagem das águas engarrafadas provém de mananciais ou fontes de água subterrâneas.Cerca de 25% da água engarrafada provém nada mais e nada menos do que da torneira. Obviamente algumas companhias filtram ou irradiam a água corrente com luz ultravioleta antes de vendê-la a valores que são 100 vezes mais elevados do que custa a mesma quantidade de água se for bebida diretamente da torneira. Além disso, vários estudos encontraram que as amostras de água engarrafada podem conter ftalatos, mofo, micróbios, benzeno e até arsênico. Neste sentido, os especialistas consideram mais confiável beber água da torneira, ainda que, obviamente, seja importante levar em conta qual processo de purificação é utilizado no fornecimento de água municipal.

Muitas águas engarrafadas contêm toxinas

O plástico utilizado nas garrafas de água não é apenas ruim para o planeta, mas também pode causar dano ao organismo. As empresas embaladoras estão utilizando um tipo de plástico livre de BPA, que é menos tóxico do que outros plásticos. No entanto, isso não livra as garrafas de terem outros compostos químicos que podem chegar a filtrar-se se elas estiverem expostas ao calor durante muito tempo. Alguns destes produtos químicos são possíveis disruptores endócrinos, ainda que isso não esteja cientificamente comprovado.
A água local é o complemento da comida orgânica

Os alimentos orgânicos se tornaram muito populares hoje em dia, depois de determinar-se que são muito mais saudáveis do que aqueles submetidos a pesticidas e a outros químicos. Cozinhar estes alimentos com água da torneira também é uma forma de apoiar a comida sustentável e saudável.

Existem várias alternativas saudáveis para a água engarrafada

Para economizar dinheiro, ter uma opção mais saudável e ser amigo do meio ambiente, uma boa opção é conseguir uma garrafa reutilizável em qualquer tamanho ou forma que quiser. No mercado há muitas garrafas ideias para carregar água de casa e ter sempre a mão este líquido tão necessário em nossas vidas.

Dentro de casa, também há produtos muito interessantes que podem aumentar a confiança na hora de beber água da torneira. Uma boa opção é uma jarra de vidro muito elegante que vem com um filtro biodegradável, que garante uma água mais segura. Outra opção é conseguir filtros para a pia, os quais são facilmente instalados e melhoram a qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário