domingo, 26 de julho de 2015

Como combater a sinusite e se livrar da dor de cabeça (Melhor com Saúde)


A infecção nos seios perinasais, popularmente conhecida como sinusite, afeta várias pessoas de forma aguda ou crônica, causandodores intensas tanto na cabeça quanto na face.

Os ossos ao redor do nariz, dos olhos e das bochechas possuem membranas que produzem muco, com a função de aquecer e hidratar o ar inalado, além de filtrar germes e bactérias. Entretanto, em algumas situações, esse muco pode se acumular na região dos seios nasais e se infeccionar, causando as dores associadas à sinusite.

Causas e sintomas da sinusite

Algumas das possíveis causas da sinusite são alergias como a rinite, irritação causada pelo tabaco ou pela poluição, inflamação nos dentes, mudanças bruscas de temperatura, infecções fúngicas esintomas da gripe e resfriados. O consumo excessivo de laticínios, como queijos, leite e iogurtes, também pode desencadear crises em algumas pessoas, bem como o ambiente das cabines dos aviões.

Entre os sintomas das infecções nos seios nasais, podemos citar as fortes dores de cabeça, a sensibilidade na face, a perda do sentido de olfato, cansaço, mal estar geral, congestão, secreção nasal e até febre.

A sinusite aguda pode surgir em decorrência de um resfriado ou gripe que demora a melhorar, e costuma durar no máximo 4 semanas. No entanto, se você sofre com a sinusite crônica, cujos sintomas podem durar até 3 meses, é importante consultar um médico para procurar as melhores alternativas de tratamento.

Como tratar a sinusite de forma natural

Existem medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos que podem ajudar a tratar este tipo de infecção, mas, principalmente para quem sofre com ela constantemente, é possível também fazer uso de remédios caseiros e naturais para complementar o tratamento. Mostraremos aqui quais são algumas das opções.

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água, caldos e chá quente. Esses fluídos irão ajudar a dissolver o muco e drená-lo das áreas inflamadas da face. Evite o consumo de álcool, cafeína e bebidas artificiais com açúcar adicionado, já que eles contribuem para desidratar o organismo e podem fazer com que o muco se torne mais espesso, bloqueando ainda mais as vias já inflamadas. Evite também o cigarro, que pode intensificar os sintomas da sinusite.

Dieta balanceada

Se estiver com uma infecção nos seios nasais, mantenha uma dieta equilibrada e coma com moderação. Evite refeições exageradas e priorize o consumo de grãos integrais, feijão, lentilha, sopas e vegetais cozidos.

Reduza a ingestão de alimentos capazes de formar muco, como afarinha refinada, ovos, chocolate, comidas processadas, açúcar e laticínios.

Inalação de vapor

Para ajudar a dissolver o muco, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ou hortelã a um recipiente com água quente. Coloque o rosto próximo da água e tampe a cabeça com uma toalha, prendendo o vapor que deve ser inalado para atenuar os sintomas.

O mesmo princípio pode ser aplicado fazendo uso de um umidificador, com algumas gotas de óleo essencial.

Vinagre de maçã

Um dos ingredientes naturais mais conhecidos por suas propriedades benéficas para a saúde, o vinagre de maçã, também pode ser útil no combate à sinusite. Acrescente duas ou três colheres a um copo de água quente ou chá e beba três vezes ao dia, para diluir o muco e aliviar a congestão.

Você pode adicionar um pouco de mel ou adoçante para obter um sabor mais agradável.

Água com sal

Se você sofre com a sinusite de forma constante, vale a pena comprar um Nasal pote. Este instrumento simples ajuda a limpar a cavidade nasal, dissolvendo o muco e proporcionando um alívio quase imediato para quem sofre com dores nos seios nasais.

Adicione uma colher de chá de sal a dois copos de água e coloque a solução no Nasal pote. Mantenha-se sobre a pia ou no chuveiro e posicione a ponta cônica em uma das narinas. Incline a cabeça edeixe a solução cair, entrando por uma narina e saindo pela outra.

Raiz de açafrão e gengibre

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, contém um anti-inflamatório natural e é rico em antioxidantes importantes para o organismo. Ele pode ser combinado com o gengibre e fervido para preparar um chá capaz de combater a sinusite. Suas propriedades permitem soltar o muco de passagens nasais bloqueadas, aliviar a pressão nos seios nasais e proporcionar uma sensação de bem estar geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário