Além das conhecidas cáries, o forte desconforto pode indicar inflamações nas gengivas, sinusite, traumatismos, problemas musculares e até cardíacos
1) Apareceu após um quadro de sinusite
A doença é uma inflamação que causa acúmulo de secreções nos ossos da face. Como essa região tem contato com os dentes superiores, o acúmulo de líquidos nessa área pode atingir a raiz dentária, causando dor ou sensibilidade dentária. Um dente com problema de canal também pode levar à sinusite e causar dor.
2) A dor de dente surgiu antes de um infarto
Em casos de problemas cardíacos, como um infarto agudo, a dor pode se sobrepor em vários níveis, chegando a atingir estruturas ósseas como a mandíbula e os dentes inferiores de ambos os lados. Além disso, pode surgir dor ou sensação de pressão no peito e irradiar para pescoço, costas e braços.
3) Sinto dores ao mastigar
As dores relacionadas à mastigação de alimentos estão ligadas diretamente a problemas nos músculos da região da face. Acontecem geralmente em indivíduos com problemas na ATM (articulação da mandíbula com o crânio), com dentes muito desgastados, quando há rangimento frequente dos dentes (conhecido como bruxismo) e quando a dentição não se encaixa perfeitamente.
4) Estou com dentes cariados
A cárie altera (ou destrói) a estrutura do dente, deixando-o mais suscetível aos estímulos como frio ou calor e substâncias ácidas. Quando mais profunda, ela atinge o sistema de inervação dentária (parte interna), causando mais dor. Procure um especialista para ter o tratamento adequado.
5) Tive um traumatismo no maxilar
Se o indivíduo sofrer qualquer tipo de trauma nessa região, a estrutura dos dentes (gengiva e ossos) pode ser afetada. O trauma pode causar uma inflamação localizada nessa área, proporcionando dor aguda. Em alguns casos, é necessário tratamento imediato com especialista.
6) Há dor e sangramento durante as escovações
Inflamações nas gengivas (gengivite) atingem fibras nervosas da região, causando dor, sangramento e inchaço. Ela surge devido ao acúmulo da placa bacteriana e ocorre por causa de deficiência na higiene bucal, alterações hormonais ou baixa imunidade. Pode se agravar, levando à perda dentária.
(texto publicado na revista VivaSaúde nº 110)
Nenhum comentário:
Postar um comentário