segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Falta de ar - Fernanda Emmerick


Pode ser fruto de ansiedade, doenças pulmonares ou cardíacas. Também é comum quando aparece na academia, mas perigosa se deixar seus lábios roxos

1) Fico sem ar depois de me exercitar

A falta de ar ou dispneia, que ocorre logo após a atividade física pode significar falta de condicionamento físico ou ser sinal de um caso de asma. Além disso, se a pessoa que se exercita possui alguma doença do coração, apresentará falta de ar após realizar pequenos esforços.

2) Se fico ansioso, perco o fôlego

Nesse caso ocorre uma descarga de adrenalina que ativa o sistema respiratório, originando a sensação de ausência de ar. Ainda assim, fisicamente estará tudo normal.

3) Fiquei resfriado e não consigo respirar direito

Normalmente a origem desse efeito é ocasionada por um entupimento nasal, mas a dispneia propriamente dita não existe. O nariz entupido deixa mais difícil a passagem de ar, e o esforço para respirar é aumentado. Em situações mais graves como gripe ou pneumonia, pode ocorrer um comprometimento pulmonar, situação bem mais preocupante.

4) Fiquei sem ar e com os dedos, lábios e nariz arroxeados

O nome dessa condição é cianose e trata-se do arroxeamento das extremidades de algumas partes do corpo. Pode acontecer por falta de oxigênio no cérebro e, neste caso, o indivíduo deve se dirigir imediatamente ao pronto-socorro.

5) Senti-me sufocado durante o sono

Algumas pessoas podem acordar durante a noite com uma forte sensação de sufocação, fenômeno chamado de dispneia paroxística noturna. É um caso rotineiro em pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Quando isso ocorre, entende-se que o aumento do retorno venoso gera um acúmulo anormal de líquido no pulmão.

6) Meu coração disparou

O coração pode acelerar excessivamente, e sem causa aparente, em casos de doenças cardíacas, pulmonares e até psiquiátricas, como o transtorno do pânico. Tal taquicardia pode ser acompanhada de falta de ar, suor excessivo e muito mal-estar. Uma avaliação médica cuidadosa é fundamental para o esclarecimento da causa.



(texto publicado na revista VivaSaúde nº 99)




Nenhum comentário:

Postar um comentário