A princípio o título desse post pode gerar desconfiança, mas é verdade que a biomassa de banana verde emagrece!
Vamos entender o conceito de biomassa antes: o termo biomassa, muito utilizado na indústria, é um recurso natural que é utilizado como combustível pra a fabricação de derivados como bioetanol e biocombustível por exemplo. Esses recursos naturais, como a casca do arroz, o resíduo da cana e a banana verde, compõem um aglomerado de organismos vivos que entram em combustão sob determinados processos. No nosso corpo esses organismos vivos irão equilibrar a flora intestinal (conjunto de organismos entre bactérias e fungos) que auxiliam a quebra do alimento para então serem absorvidos.
A queridinha do momento, biomassa de banana verde, é considerada um prebiótico: fornece um substrato (no caso o amido resistente) para a proliferação de bactérias benéficas, aquelas que ajudam na digestão e metabolismo. A biomassa emagrece pois melhora a digestão, desde a quebra de nutrientes até a eliminação, auxiliando funções intestinais. Além disso, possui uma função parecida com a fibra solúvel, pois promove a saciedade por mais tempo.
Aprenda a preparar a biomassa de banana verde:
Ferva uma boa quantidade de água em uma panela de pressão ainda destampada. Coloque bananas verdes nanicas ainda com casca, bem fechada e lavadas nessa água. Feche a panela de pressão e em fogo alto espere o primeiro apito e conte 10 minutos. Desligue o fogo, retire as bananas, remova e descarte as cascas e bata as polpas cozidas no processador ou amasse.
Fiz um brigadeiro de tâmaras com biomassa que ficou incrível e será um lanche nutritivo para quem quer um vida saudável e/ou está em processo de emagrecimento. Anotem a receita:
Ingredientes
Biomassa de 4 bananas verdes
300 g de tâmaras sem sementes processada
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de café de pasta de amendoim integral
1 colher de sopa de açúcar demerara
Chocolate em pó para enrolar
Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo médio e mexa bem até descolarem do fundo. Retire e leve ao prato para resfriar. Enrole como brigadeiros e passe pelo chocolate em pó ou açúcar demerara. Só não vale comer tudo de uma vez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário