domingo, 7 de dezembro de 2014

Como socorrer seu bichinho - Gabriela Varella


Em casos como intoxicação ou queimadura, saber o que fazer antes de o veterinário chegar pode fazer toda a diferença e salvar a vida do seu animal

Cachorro é um bicho curioso... Gatos também adoram se aventurar por lugares perigosos. E, apesar de você ficar de olho neles, nem sempre é possível prever acidentes. Maria Cecília, médica veterinária do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, ensina o que fazer em casos de emergência. 

Pois tomar pequenas atitudes antes de levá-lo ao veterinário pode salvar a vida do seu gatinho ou do seu cão!

Xi, ele ingeriu veneno. E agora?

Primeiro, retire os resquícios do veneno (ou do produto de limpeza) da boca do animal. "Não provoque o vômito, pois no caso de alguns venenos isso pode piorar a situação", diz a veterinária. Se o animal perder a consciência, "deite-o de lado numa superfície levemente inclinada, de forma que a cabeça fique mais baixa do que o corpo. Assim, ele não engasga nem aspira o vômito", orienta. Se possível, leve o agente causador da intoxicação ao veterinário para que ele realize o tratamento mais adequado.

Ele se queimou ou tomou um choque

Não é raro um pet mexer onde não deve e sofrer queimadura com água quente, por exemplo. Nesse caso, cubra-o com uma toalha seca e leve-o imediatamente ao veterinário. "Lembre-se de que, no momento de dor, o animal age por instinto e pode ficar agressivo, mesmo sendo bonzinho. Por isso, pegue-o inteiro pela parte de trás, em um movimento rápido", ensina a veterinária. Agora, se o bichinho colocar a boca na tomada, verifique se há queimadura na parte interna (língua e gengiva ficam escuras) e se ele está salivando. Caso esteja, leve-o ao veterinário na hora!

Está com febre

A hipertermia é um aumento excessivo da temperatura de gatos e cachorros - ela varia de 37,5º C a 39,3º C e deve ser mensurada com um termômetro humano no ânus do animal. A febre pode acontecer por conta de exercícios em excesso, dias abafados e até secador muito quente na hora do banho. O animal fica inquieto, ofegante e com as mucosas orais e oculares avermelhadas. "Molhe uma toalha em água fria e faça compressa na barriga", ensina a veterinária. Já a hipotermia, que acontece em animais desnutridos, deixa o bicho apático e com o corpinho frio e é preciso mantê-lo aquecido com um cobertor. Os dois casos exigem cuidados imediatos de um veterinário, O.K.?!

Para evitar acidentes

- Não largue seu bicho sozinho o dia todo: ele pode ficar entediado e procurar o que fazer...

- Deixe objetos pequenos e produtos de limpeza fora do alcance do animal.

- Mantenha os portões fechados para evitar fuga e um possível atropelamento.

- Coloque rede de proteção nas suas janelas.

- Engasgo? Leve ao veterinário e não tente retirar o objeto, pois pode entalá-lo ainda mais.

- Não dê medicação humana: isso pode prejudicar a saúde do pet.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 781 - 19 de setembro de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário