domingo, 7 de dezembro de 2014

Ovo, o aliado da memória - Marília Medrado


Barato, nutritivo e acessível, ele é considerado uma das melhores fontes de proteína da alimentação. E vale comer tudo: a clara e a gema!

Nota 10

O ovo tem boa quantidade de aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo). Isso o torna um alimento com proteína de ótima qualidade. Alô, vegetarianos!

Coma o ovo inteiro

"A clara é pura proteína. Já a gema concentra vitaminas, minerais e gorduras boas. Por isso, coma o ovo inteiro", diz a nutricionista Carolina Arbache, da Natue. Você pode comer dois ovos por dia até três vezes na semana, viu?

Nutritivo

Tem ferro (combate anemia), potássio (mantém a pressão arterial em dia), zinco (fortalece nossas defesas) e vitamina A (deixa pele e cabelo saudáveis). "Contém, ainda, importantes antioxidantes que protegem nosso organismo de agressões externas", diz a especialista.

Tudo em ordem

Presente na gema, a colina participa da produção de um neurotransmissor, a acetilcolina, que regula várias ações neurológicas, como a coordenação motora. A colina ainda faz bem à memória!

Livre da culpa

Mesmo rico em colesterol, ele não é uma ameaça ao coração. "É o alto consumo de gorduras saturadas e trans que aumenta a produção de colesterol", diz Carolina.

Preparo

O ovo cozido e o poché são versões mais leves, já que não levam óleo no preparo. "Se for fritar, faça numa frigideira antiaderente com gotas de óleo de coco só para untar", ensina a nutricionista.

Caipira, de granja ou de codorna?

Segundo Carolina, é sempre melhor optar por ovos caipiras em vez dos de granja: eles contêm cerca de cinco vezes mais betacaroteno, por causa do sistema de alimentação das galinhas, criadas soltas. "O sistema de produção de ovos de granja não é natural. Lá, as galinhas recebem antibióticos e drogas para estimular o crescimento." Já o ovo de codorna é pequeno, mas poderoso! "Cerca de quatro vezes mais nutritivo do que o ovo de galinha."



(texto publicado na revista Viva!Mais nº 781 - 19 de setembro de 2014)












Nenhum comentário:

Postar um comentário