domingo, 7 de dezembro de 2014

Economize água


A escassez desse líquido tão essencial já é realidade em diversas cidades por todo o país. Por isso, nunca foi tão importante colocar em prática, no dia a dia, hábitos que poupem esse bem tão precioso - que pode acabar

Não é de hoje que as notícias a respeito da água não são boas. Vários estados do país estão sofrendo uma série crise de abastecimento - e os que já não estão passando por um racionamento irão enfrentar esse problema a partir de 2015. Um levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que mais da metade dos municípios brasileiros (55%) terá déficit de água. A situação mais crítica é a de São Paulo, com o Sistema Cantareira funcionando com apenas 8% de sua capacidade. Apesar de as pessoas estarem economizando, infelizmente ainda não é o suficiente. De acordo com Roberta Baptista Rodrigues, professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Anhembi Morumbi (SP), a população tem a falsa sensação de que esse líquido é um recurso infinito. "Tanto nos grandes centros como nas regiões mais remotas, é fácil encontrar pessoas lavando calçadas com a mangueira em vez de utilizar a vassoura", comenta.

Mude de atitude!

Para enfrentar a crise, temos que nos readaptar à nova realidade e aprender a economizar radicalmente. Confira a seguir diversas formas de poupar água no cotidiano

No banho

Cronometre o tempo que fica embaixo do chuveiro. Especialistas garantem que cinco minutos são suficientes para a higiene pessoal diária. E mais: livre-se de qualquer distração. Se você costuma ouvir música neste momento, por exemplo, é melhor parar e concentrar-se em fazer tudo o mais rápido possível. E lembre-se: enquanto estiver se ensaboando, nada de deixar a água correndo.

Desta forma, em vez de gastar 180 litros, você usará apenas 48.

Ao escovar os dentes

Mantenha a torneira desligada durante toda a higienização. Na hora de enxaguar a boca, pegue um copo de vidro, encha-o e use apenas essa quantidade de água. Se você tem homens em casa, certifique-e de que eles também economizem na hora de fazer a barba.

Na cozinha

Ensaboe a louça com a torneira fechada. Também é recomendável deixar os itens acumularem para lavá-los apenas uma vez por dia, e não a cada refeição. Procure ainda não exagerar na quantidade de água para cozinhar. Além de economizar, você reterá mais nutrientes no alimento.

Vazamento

Sabe aquele conserto da pia ou do chuveiro que você está adiando há tempos? Chegou a hora de fazer! Os reparos costumam ser simples e a economia, grande.

O vazamento de uma torneira gasta cerca de 46 litros por dia ou 1380 litros por mês

Área de serviço

Reaproveite a água de enxague da máquina de lavar para lavagens de pisos, quintal e demais ambientes.

Calçada e carro

Use água de chuva ou reuso para esse tipo de limpeza. Quanto aos automóveis, se você os leva para lavar fora, certifique-se de fazer a lavagem a seco.

Jardim

Regue as plantas após as 18h. Isso ajuda a diminuir a taxa de evaporação e, dessa forma, elas assimilam melhor a água. Se for comprar espécies novas, opte por aquelas que precisam de menos irrigação.

Deixe a roupa acumular para lavar t udo de uma vez. Só use a máquina com a capacidade total!

No banheiro

É controverso, mas necessário: não é preciso dar descarga toda vez que fizer xixi. Espere algumas idas ao banheiro para fazer isso. E quando usar esse recurso, se o seu vaso sanitário tiver este mecanismo, use o botãozinho menor, pois ele gasta menos água do que o botão maior. Outra opção é reutilizar a água que sobra da máquina de lavar para esta finalidade.

Ajuda tecnológica

O Instituto Akatu e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) lançaram o aplicativo Nossa Água para auxiliar na redução do consumo de água. Além de dicas de economia, ele contabiliza a quantidade gasta em cada banho e lhe mostra um ranking dos banhos anteriores, para você se superar na rapidez. O app está disponível para download gratuito na loja Google Play, para smartphones com sistema operacional Android.



(texto publicado na revista 7 dias com você nº 593 - 29 de outubro de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário