A infecção nos rins é uma condição razoavelmente comum, que afeta mais as mulheres do que os homens. É fundamental ficarmos atentos aos possíveis sintomas, já que, se não for tratada corretamente, ela pode evoluir e até se tornar fatal.
Se for detectada no início de seu desenvolvimento, a infecção pode ser tratada com antibióticos e costuma ser facilmente curada sem maiores complicações.
Aqui, nosso objetivo é mostrar quais são as causas dela e, principalmente, listar seus principais sintomas, para que ao primeiro sinal de algum deles possamos consultar um médico e obter um diagnóstico mais preciso.
Causas da infecção nos rins
Não há como falar de infecção nos rins sem antes entendermos como funciona o trato urinário. Trata-se do sistema composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e quando qualquer parte dele se infecciona, chama-se de infecção do trato urinário.
A maioria das infecções nos rins surge devido a uma complicação de uma infecção em uma dessas estruturas, como a cistite, que não é nada mais do que a bexiga infeccionada. O mais comum é que bactérias que vivem no intestino entrem em contato com a região genital, passando pela uretra e chegando até a bexiga, os ureteres e, por fim, aos rins.
As infecções urinárias são muito mais comuns em mulheres, pois elas possuem uma uretra menor do que a dos homens. Além disso, ela está localizada mais próxima do ânus, fazendo com que as bactérias do intestino tenham uma facilidade maior em chegar a ela.
Em cerca de 5% dos casos, a infecção nos rins pode ser causada por bactérias provenientes de outras partes do corpo, e não do trato urinário, sendo transportadas através da corrente sanguínea.
A chance de desenvolver uma infecção nos rins é maior em pessoas que possuem diabetes e doenças que comprometem o sistema imunológico, ou que apresentam algum tipo de obstrução no trato urinário, como pedras nos rins. O risco também é maior durante a gravidez, já que o útero aumentado pressiona os ureteres, que podem ser parcialmente obstruídos.
Sintomas da infecção nos rins
Fique atenta a estes sintomas e procure um médico se estiver sofrendo com eles. Mesmo que seja somente uma infecção urinária, não vale a pena arriscar e deixar que ela evolua.
- Dor, desconforto e sensibilidade exagerada na região dos flancos, em um dos lados do abdômen, onde estão localizados os rins (geralmente só um deles é infeccionado, portanto sentiremos dor em um dos lados)
- A dor também pode se estender para a parte inferior das costas, em um dos lados, e para a região da virilha
- Febre, tremores e calafrios, fortes indicadores de que o organismo está sofrendo com alguma infecção
- Sensação de enjoo e náusea constante, que pode inclusive causar vômitos. Este é um sintoma que costuma ser um pouco mais avançado e indicar que a infecção nos rins está dificultando o processo digestivo do organismo
- Fraqueza e cansaço exagerado, diferente do que estamos acostumados a experimentar no dia-a-dia. Ele costuma ser progressivo e piorar com o passar do tempo, não tendo relação com o estresse e nossas atividades diárias
- Perda de apetite e desinteresse por tudo o que estiver relacionado à comida. No entanto, a infecção pode causar bastante sede
- Batimentos cardíacos acelerados, como consequência da febre e da luta contra a infecção
- Confusão mental, que costuma ser observada somente em pessoas de idade
Há também alguns sintomas específicos, relacionados a alterações observadas na urina. Eles podem indicar somente uma infecção na bexiga (cistite), mas também costumam ocorrer no caso de infecção nos rins:
- Sensação constante e muito urgente da necessidade de urinar, mesmo que tenhamos acabado de fazê-lo. A impressão é de que a vontade de urinar nunca acaba
- Dor aguda e intensa, desconforto ou sensação de queimação quando estamos urinando
- Presença de pus ou sangue na urina
- Urina com um cheiro forte e ruim, diferente da normal
- Alteração da cor da urina, que fica com um aspecto turvo e nebuloso
Se estiver convivendo com algum destes sintomas, consulte um médico assim que possível. Um simples teste poderá dizer se se trata de um caso de infecção nos rins, e quanto antes o tratamento com antibióticos for iniciado, melhor. Nunca ignore os sinais do seu corpo, afinal, não vale a pena brincar com a nossa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário