sexta-feira, 21 de agosto de 2015

4 Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem (Melhor com Saúde)


Desde a antiguidade, a medicina utilizou sinais que seu corpo envia a nível externo para determinar que internamente algo não muito bom estava acontecendo. Esta forma de diagnóstico ainda segue sendo usada por muitos médicos, mesmo que a tecnologia tenha se convertido na forma mais precisa para diagnosticar diferentes doenças.

O sistema medicinal chinês e outras terapias orientais são um claro exemplo desta forma de diagnóstico, que consiste em buscar todo tipo de mudanças ou alterações no corpo para tentar detectar alguma anomalia no organismo. O lado bom é que esta série de sinais que seu corpo envia quando algo não anda bem pode ser utilizada como alerta para detectar a tempo diferentes doenças, de forma que elas possam ser diagnosticadas com antecedência e seja mais fácil tratá-las.

Urina

Através da cor e do odor da urina é possível detectar que algo está ocorrendo em nosso corpo e que devemos prestar muita atenção antes que isso se converta em um problema. A urina de uma pessoa saudável deve ter uma coloração amarelada clara e um odor particular que não é forte.

Cor: graças à cor da urina é possível detectar todos os dias o grau de hidratação do corpo. Uma urina de cor clara quer dizer que o organismo está bem hidratado e em seu estado normal. Por outro lado, a urina de cor escura é um indicador de desidratação ou mau funcionamento dos rins, responsáveis por eliminar, através da urina, as substâncias que podem ser prejudiciais para o organismo.

Frequência de micção: urinar com uma frequência elevada demais é um sintoma comum das pessoas que sofrem de diabetes ou infecções urinárias. Este problema também está associado ao consumo excessivo de álcool, gravidez e músculos debilitados.

Odor: o odor forte da urina também pode ser um indício de que algo não está muito bem. Se este odor se somar à cor escura e ao desejo constante de urinar, o melhor a fazer é consultar imediatamente um médico.

Sangue na urina: o sangramento na urina é um sintoma de uma doença das vias urinárias ou do rim. O caso mais comum é aquele que sinaliza cálculos renais.

Perda ou aumento repentino de peso

A perda ou aumento de peso é um efeito sanfona e muitas pessoas passam por isso frequentemente, já que esse transtorno costuma depender do tipo de dieta e estilo de vida de cada um. No entanto, um aumento ou perda de peso repentinos é algo que não deve ser ignorado por nenhum motivo, já que é um sinal claro de que algo grave pode estar acontecendo.

Quando uma pessoa ganha repentinamente uma quantidade significativa de quilos,isso pode estar indicando que ela tenha desequilíbrios na glândula da tireoide, retenção de líquidos, problemas no coração ou nos rins, ou gravidez. Por outro lado, se ao invés de ganhar a pessoa perder muitos quilos sem nenhuma explicação, é importante consultar um médico, já que este é um sinal de alerta de câncer.

Alterações na pele

A pele é o nosso tecido mais extenso e também o que mais está exposto a uma grande quantidade de fatores que podem causar alterações. É importante revisá-la frequentemente, já que quase sempre, através dela, podem se refletir muitos problemas ou transtornos de saúde que tenhamos a nível interno.

Se ao observar a sua pele você notar alterações na cor, aparecimento de pintas ou manchas, problemas severos de acne ou outras mudanças, o melhor é consultar um dermatologista para receber um diagnóstico preciso e prevenir doenças graves como o câncer de pele.

Alterações nas unhas

As mudanças ou alterações nas unhas podem ser um sintoma de diferentes tipos de doenças. As unhas são parte da nossa imagem pessoal, mas também são uma janela para detectar que algo não anda bem em nosso corpo.

Unhas pálidas: se as unhas perderem o seu brilho e começarem a ficar mais pálidas, é possível que elas estejam alertando sobre um problema de anemia e falta de glóbulos vermelhos no sangue. Neste caso, é bom consultar um médico e melhorar a dieta consumindo mais alimentos ricos em ferro.

Unhas rachadas ou quebradiças: unhas rachadas e frágeis podem indicar problemas na tireoide.

Unhas grossas e amareladas: este tipo de unha está indicando que há presença de fungos, os quais podem se estender por toda a superfície dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário