sábado, 29 de agosto de 2015

6 remédios caseiros para combater o refluxo ácido (Melhor com Saúde)


O refluxo ácido é um problema de saúde muito comum atualmente, é também chamado de refluxo gastroesofágico ou enfermidade de úlcera péptica. Esse problema ocorre quando os ácidos estomacais se dissolvem na garganta, o que gera uma sensação de ardor que, em certas ocasiões, é tão severa que muitos a confundem com um ataque cardíaco.

As pessoas que sofrem de refluxo ácido também costumam experimentar outros efeitos desagradáveis em diferentes áreas do corpo. Quase sempre o ardor e a acidez também provocam transtornos do sono e ronquidão, podendo chegar a causar asma, dispepsia, mau hálito, inflamação do esôfago, formação de úlceras e, nos casos mais severos, pode levar ao desenvolvimento de um câncer esofágico.

É muito importante modificar os hábitos alimentares para conseguir combater de forma efetiva o refluxo ácido e seus sintomas. Deve-se reduzir ao máximo o consumo de alimentos processados, bem como o excesso de açúcares, refinados, cafeína, álcool ou gorduras, entre outros. Ao invés disso é recomendável ampliar o consumo de frutas, verduras e cereais integrais, especialmente aqueles ricos em fibras.

Se o refluxo ácido afetar você com frequência e causa vários dos incômodos mencionados, talvez algum dos seguintes remédios caseiros possa ajudar a reduzir ou prevenir essa sensação incômoda de ardor e outros sintomas.

1. Suco de babosa

O suco de babosa possui múltiplas propriedades que favorecem a saúde de muitas maneiras. Um de seus benefícios é seu poder anti-inflamatório, que pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo ácido. Para isso, é recomendável beber pelo menos 1/2 xícara de suco de babosa antes das refeições. É importante considerar que esse suco tem um efeito laxante.

2. Vinagre de maçã puro

O vinagre de maçã puro é outro dos remédios populares para aliviar o refluxo ácido. Basta simplesmente diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã puro em um copo grande com água e tomar ao primeiro sintoma de refluxo.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito econômico, recomendado para regular os níveis de pH do organismo. Esse benefício também o transforma em um grande remédio para aliviar o refluxo ácido, para o qual basta diluir uma colher de chá do produto em um copo grande de água.

4. Alcaçuz

O alcaçuz atua como um gel protetor, já que cria uma película no estômago. É ideal para reduzir e prevenir os incômodos sintomas do refluxo ácido e para isso é recomendável consumi-lo em forma de chá ou extrato.

5. Gengibre

Diversos estudos demonstraram que a raiz de gengibre tem um efeito gastroprotetor, pois bloqueia e suprime a bactéria Helicobacter pylori. De fato, este ingrediente natural pode ser até 8 vezes mais efetivo do que o lansoprazol, medicamento para prevenir a formação de úlceras. Para combater os problemas de refluxo ácido basta preparar um chá com 1 colherzinha de chá de gengibre fresco e 1 xícara de água fervendo. Deixe repousar por 5 minutos e tome antes de cada refeição.

6. Glutamina

A glutamina é um aminoácido que pode tratar os danos gastrointestinais causados pela H. pylori. Ainda que o organismo a produza de forma natural, também pode ser obtida através do consumo de alimentos, como carne de boi, frango, peixe, ovos, produtos lácteos e algumas frutas e vegetais, como a salsa ou o espinafre, entre outros. A glutamina tem um efeito anti-inflamatório que reduz o inchaço abdominal.

Outras dicas importantes para combater o refluxo ácido

Além de provar um dos remédios caseiros citados anteriormente, é muito importante considerar algumas recomendações básicas para combater o refluxo ácido:

Leve o tempo que for necessário para comer bem e mastigar os alimentos da forma adequada, de modo de não provocar inflamação nem pressão estomacal.

A última refeição do dia deve ser muito leve e deve ser consumida pelo menos três horas antes de dormir.

Evite ao máximo comidas irritantes e ácidas que possam causar o refluxo ácido. O ideal é começar pelas verduras ou a carne e deixar por último às batatas ou o pão.

Se você sofrer de obesidade é muito importante começar a buscar opções para perder peso, pois muitos estudos demonstraram que o sobrepeso dificulta o esfíncter esofágico inferior a permanecer fechado, o que causa o refluxo.

Evite ao máximo o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, já que são irritantes e favorecem o desenvolvimento de refluxo ácido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário