terça-feira, 18 de agosto de 2015

Acolha um idoso com carinho e atenção!


Coloque-se no lugar deles

Ninguém odeia velhinhos, mas a maioria dos jovens se esquece deles. Isso acontece porque, ao se afastar do mercado de trabalho, muitos acabam perdendo o contato intergeracional. Por isso, é sempre bom lembrar que estamos vivendo mais a cada dia e, portanto, os jovens de hoje logo serão velhinhos também e certamente não gostaria de ser esquecidos.

Preste atenção e articule-se bem

Essa dica vale para qualquer conversa: demonstre atenção pelo seu interlocutor, olhando-o sempre nos olhos. No caso específico de conversas com pessoas idosas, não se acanhe em se aproximar para que vocês se escutem melhor. Tornando o papo mais confortável, você convida o idoso a confiar em você e sentir-se seguro para abrir suas angústias e lembranças.

Dê uma folguinha para os eletrônicos

Pode até ser que você consiga escrever no celular enquanto ouve uma história com atenção. Mas não parece. Para quem está falando, é desagradável notar que o ouvinte está dividindo a atenção com outra coisa, principalmente se quem fala é de uma geração que não nasceu teclando. Portanto, durante conversas com idosos, desligue o telefone e dê atenção exclusiva.

Disponha-se a ensinar e aprender coisas

Sentir-se útil é o maior desafio depois de certo momento da vida. Ao parar de trabalhar e entender costumes que vigoram na sociedade, o mais comum é que o idoso passe a se sentir inútil e apartado do mundo onde vive. Portanto, valorize os conhecimentos dos mais experientes e proponha-se a ensinar novidades em troca de aprender modas de outrora.

Não encare como uma obrigação

É normal, no começo, o contato com o idoso não fluir tão bem. Afinal, ele não te conhece e talvez desconfie das suas intenções - convenhamos que não é todo dia que surge alguém tão interessado nos seus papos. Mas tenha paciência e tente não encarar o encontro só como uma tarefa. Os laços verdadeiros precisam de dedicação e frequência para se formar.

Estimule mais orgulho do que saudade

Fixar-se no passado é um exercício inevitável para quem está mais para o fim do que para o início da vida. Isso não é ruim, mas é importante estimular seu colega idoso a encarar suas histórias passadas mais com orgulho do que com saudade. A nostalgia ensina lições, mas também pode aprisioná-lo em um tempo que nunca voltará.

Ajude-o a desfrutar do tempo livre

Nunca é tarde para retornar antigos hobbies ou mesmo começar a aprender algo que deixamos para quando surgisse um tempo livre. Aposentados têm todo o tempo do mundo e certamente acumulam desejos não realizados. Chegou a hora! Dá para viajar, matricular-se naquele curso que ficou sempre para depois, escrever um livro, cuidar de um jardim, enfim...




(texto publicado na revista Todos - A vida é feita de histórias. Qual é a sua? nº 3 - ago/set de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário