segunda-feira, 17 de agosto de 2015

As piscinas de Pamukkale - Pedro Teixeira


Bom para o coração e para a pele. Melhor ainda para os olhos: Pamukkale - um conjunto de piscinas termais em cascata cuja característica medicinal da água deu fama ao local desde o século II a.C. Está situada ao sudoeste da Turquia, a 650 quilômetros ao sul de Istambul.

Gregos e romanos já desfrutavam de Pamukkale desde a antiguidade. O nome do local vem de sua própria característica: Pamukkale é uma palavra turca que significa "castelo de algodão". Trata-se de um conjunto de piscinas termais de origem calcária que, com o passar dos séculos, formaram bacias gigantescas de água a descer em cascata numa colina.

O "castelo de algodão" é formado pelo derramamento de carbonato de cálcio provocado por áreas térmicas situadas abaixo do solo. Em seguida, o mineral se solidifica como mármore travertino. No sol escaldante, o branco do travertino se contrasta com as águas azuis em cada bolsão. Toda a área possui 2.700 metros de comprimento, 160 metros de altura, e 600 metros de largura.

Existem vários níveis de terraços, quase todos contêm piscinas de água com temperaturas que superam facilmente os 40ºC durante o verão. Em algumas piscinas é possível mergulhar, porém a atividade foi recentemente proibida. Motivo: a tinta das roupas de banho e a tinta do cabelo tingido, em geral das mulheres, estaria escurecendo o branco da montanha. No entanto, está permitido o passeio descalço pelo local e com as pernas descobertas. Há seixos afiados, nada que incomode, especialmente quando se sente o alívio das águas termais fluindo por entre os pés. As águas de Pamukkale são indicadas para doenças nervosas, de pele e do coração.

Toda a área é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Bem perto dali, no mesmo complexo, os  romanos criaram o balneário de Hierápolis, que significa "cidade sagrada".

O nome é atribuído à fama de suas águas, consideradas medicinais e rejuvenescedoras. Conta-se que Cleópatra era frequentadora do local e à pedido da rainha egípcia foi construída na cidade uma piscina de água corrente, a qual foi batizada com o nome da rainha do Egito.

Com o tempo, outra piscina foi construída sobre a antiga, mas os turistas podem nadar sobre as ruínas romanas. Em Hierápolis estão também ruínas de templos e outros monumentos.



(texto publicado na revista Premium edição 101 - agosto de 2015)



As piscinas de Pamukkale

Nenhum comentário:

Postar um comentário