terça-feira, 18 de agosto de 2015

Correntes religiosas dissidentes do Espiritismo


Como ocorreu nas grandes religiões, o Espiritismo também sofreu interferências de doutrinas espiritualistas. Enquanto grupos como a Umbanda viram semelhanças entre suas crenças e o Espiritismo, vários grupos com ideias e estudos próprios, diferentes da prática espírita, acabaram se distanciando da Doutrina e seguindo caminhos próprios:

- Racionalismo cristão - A mais antiga dissidência do movimento espírita foi liderada pelos dirigentes Luiz de Matos e Luiz Alves Tomás. Surgiu na cidade de Santos em 1910 com o nome de Espiritismo Racional Científico Cristão, posteriormente abreviado para Racionalismo Cristão.

- Ramatis - Desde 1950, alguns Centros Espíritas brasileiros passaram a seguir uma linha de pensamento com influência oriental, oscilando entre o budismo e o hinduísmo. Trata-se de Ramatis, espírito cuja obra foi psicografada pelo médium Hercílio Maes. Difundida enfatizando as ideias universalistas de Ramatis, este grupo goza de confiança entre os espíritas mais liberais.

- Concienciologia - Waldo Vieira foi um grande médium psicógrafo e, junto de Chico Xavier, compôs a mais bela parceria entre dois médiuns e uma equipe espiritual. No final da década de 1960, por motivos pessoais, encerrou o trabalho com Chico e iniciou pesquisas próprias no campo de projeção da consciência.

- Apometria - Não se trata exatamente de uma dissidência do Espiritismo, mas de uma incorporação de pensamento filosófico e emprego de técnicas de cura espiritual aos estudos espíritas. Surgiu em 1960 através dos estudos e experimentos do Dr. José Lacerda de Azevedo, no Hospital Espírita de Porto Alegre, com o intuito de tratar pacientes desenganados pela medicina. Poucos centros espíritas aderiam a esta técnica.

- Renovação cristã - Talvez esta seja a baixa mais sentida dentro do movimento espírita. A religião não precisa de divisões, e, mesmo que existam ideias contrárias, é necessário diálogo e diplomacia. Este grupo, apesar de discordar da forma como o movimento espírita caminha, afirma ser espírita da mesma forma, seguindo os preceitos de Allan Kardec. Surgiu em 2002 e é visto como um movimento mais conservador dentro do Espiritismo.



(texto publicado na revista Espiritismo nº 12 - ano 7 - 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário