domingo, 23 de agosto de 2015

Etimologia: Amazônia - Sérgio Rodrigues


A etimologia é uma selva, mas o mito grego das amazonas é de longe o preferido dos estudiosos

É possível que as ferozes guerreiras que o espanhol Orellana enfrentou em 1542 às margens do grande rio fosse na verdade mancebos cabeludos, mas já não importa. O nome pegou

Assim como o estado da federação, a floresta que alguns gringos gostariam de internacionalizar deve seu nome ao rio. Tudo começou com um potamônimo, palavrão que quer dizer "nome de rio". Coube ao explorador espanhol Francisco de Orellana, o primeiro a descer o Amazonas de ponta a ponta, rebatizar em 1542 aquele marzão doce - a princípio chamado pelos colonizadores justamente de rio Santa Maria de la Mar Dulce  - de rio (das) Amazonas, após enfrentar uma tribo de ferozes guerreiras armadas de arco e flecha.

A preposição foi tragada pelo tempo, e as certezas também. Seriam tapuias? Segundo uma tese, as "guerreiras" de Orellana eram na verdade mancebos cabeludos. De uma forma ou de outra, a maioria dos estudiosos é firme ao sustentar que o mito grego das amazonas está por trás de tudo, tratando como mera curiosidade a tese alternativa de que a palavra teria vindo de amassunu, termo indígena para "águas ruidosas" (e não "águias", erro reproduzido em muitos sites brasileiros).

Como a etimologia é um campo de batalha em que pululam versões, a palavra amazona também carrega um quiproquó de origem. O vocábulo foi provavelmente importado do iraniano ha-mazan ("guerreiras"), mas, adotado no grego, ganhou o apoio da chamada etimologia popular, aquela que parte de uma ideia falsa ou de uma aproximação sonora para alterar o curso de uma palavra: amazona foi interpretada como a + mazos, isto é, "sem seios". Espalhou-se então a crença de que tais guerreiras se mutilavam para mais bem manejar o arco. Em todas as representações artísticas da Antiguidade, porém, as amazonas aparecem, digamos, inteiraças. Fica faltando explicar o porquê de Amazônia, mas isso é o mais simples. Basta aplicar às amazonas o sufixo latino indicativo de lugar que é usado em Itália, Lusitânia, Brasília etc.




(texto publicado na Revista da Semana edição 39 - ano 2 - nº 21 - 2 de junho de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário