quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Dicas para minimizar o risco de quedas


Adaptação dos ambientes e produtos específicos podem evitar quedas e trazer melhor qualidade de vida para os idosos

Um dos maiores perigos que cercam os idosos são as quedas. No Brasil, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. Entre pessoas acima de 85 anos, o risco desse tipo de acidente pode ultrapassar 50%. A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade.

E é dentro de casa que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos, e as causas mais comuns são os obstáculos que se encontram pelo caminho. Pode ser um tapete, um piso molhado, um móvel que deixa pouco espaço para passagem ou até um degrau. O banheiro é o lugar com maior incidência de acidentes graves, primeiro porque muitos idosos querem preservar a privacidade e trancam a porta, e segundo porque o local costuma ficar com frequência úmido e escorregadio.

Confira algumas adaptações na casa que poderão evitar esses contratempos e trazer mais conforto aos idosos.

Banheiro

Para o chão do banheiro, o maior causador de quedas, temos duas opções: piso antiderrapante e tapete de borracha que gruda no chão. As barras de apoio, fixadas nas paredes, também são importantes e podem evitar os tombos quando faltar equilíbrio. No chuveiro, algumas vezes, pode ser necessária uma cadeira de plástico para a pessoa tomar banho sentada. É interessante que o vaso sanitário seja elevado e barras de apoio sejam instaladas nas laterais. Em vez de box de vidro, prefira um material não cortante, como box de acrílico, PVC ou cortinas de plástico. Trancas que abrem por dentro e por fora ajudam na eventualidade de o idoso passar mal e cair.

Escadas

Uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau com lixas autoadesivas ajuda os idosos que não enxergam bem. É importante investir, também, em luzes de emergência que auxiliam na ausência de energia. O corrimão deve ser firme e ficar dos dois lados, começando antes da escada e terminando um pouco depois. É importante, também, que a altura entre os degraus não varie e que eles não sejam muito altos.

Corredor

Os corredores merecem atenção, principalmente os que ficam entre o quarto e o banheiro. O caminho deve estar livre e ser bem iluminado para evitar tropeços. O ideal é sempre deixar uma luz acesa ou usar sensores de presença. Para falta de energia, apostem nas luzes de emergência. Evite tapetes e móveis pontiagudos.

Quarto

A cama não deve ser muito alta nem muito baixa, os pés devem apoiar totalmente no chão quando o idoso estiver sentado. Para ajudar a calçar os sapatos, uma poltrona ao lado da cama é o ideal. O criado-mudo deve ser 10 cm mais alto que a cama, além disso, deve ficar ao alcance das mãos sem necessidade de se levantar, ter pontas arredondadas e ser fixado no chão - caso serja necessário se apoiar. Com um interruptor ou abajur ao lado da cama, é possível controlar a luz mesmo deitado, evitando levantar no escuro.

Sala

Os tapetes são os vilões, evite-os. Um sofá confortável, com almofadas (para acomodar as costas) e apoio para os pés é ideal para assistir à televisão.

Os controles remotos devem ficar ao alcance de quem está sentado. A estante com a TV também deve ser fixada no chão. Se possível, evitar mesinha de centro. Dar preferência a mesas laterais em madeira ou plástico. Além disso, evite enfeites que possam quebrar e machucar alguém.

Na sala de jantar, a mesa deve ter o tamanho de acordo com a altura do idoso e pontas arredondadas. Evite tábuas soltas ou tampo de vidro. As cadeiras sem braço facilitam a acessibilidade. Na hora das refeições, deixe tudo ao alcance.

Quintal

Evitar desníveis e, se necessário, opte por rampas com corrimãos em vez de degraus. Se a parte exterior da casa não é muito iluminada, pinte as bordas de muros e paredes de branco para uma melhor visualização no escuro ou instale luzes externas.

Cozinha

Novamente, as barras de apoio são grandes aliadas. Os armários não devem ser muito altos. O chão antiderrapante também é uma boa ideia. Não deixe pequenos objetos espalhados no chão, como brinquedos de crianças, fios ou extensões elétricas que cruzam o caminho. As torneiras com alavanca facilitam o manuseio. Já o fogão e a bancada da pia devem ter altura de 80 cm para facilitar as atividades de culinária.

Quanto aos utensílios, os mais usados devem estar em armários de fácil acesso. É preferível pratos e copos de plástico ou metal. Utensílios como panelas com alças laterais e longas ajudam a dividir o peso, evitando queimaduras.



(texto publicado no folder da Sistel - Fundação de Seguridade Social -  nº 1 - ano 1 - março de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário