sexta-feira, 21 de agosto de 2015

5 Conselhos para prevenir o mal de Alzheimer (Melhor com Saúde)


O Alzheimer é uma alteração neurodegenerativa primária que costuma se apresentar com maior frequência em pessoas com mais de 65 anos, ainda que também possa ocorrer, em menor porcentagem, em pessoas mais jovens. Quando uma pessoa sofre de Alzheimer, começam a ocorrer mudanças microscópicas no tecido de certas partes do cérebro e perdas constantes de uma substância química chamada acetilcolina, que é vital para o funcionamento do cérebro. Esta substância está relacionada com a comunicação das células nervosas e atividades mentais como o aprendizado, a memória e o pensamento.

As pesquisas realizadas até o momento não encontraram uma causa exata do Alzheimer, e é difícil determinar com exatidão quais pessoas possuem um maior risco de sofrer com esta doença. No entanto, há estudos que relacionaram diferentes fatores com um maior risco de desenvolver o Alzheimer: idade (por volta dos 60 ou 65 anos), sexo (as mulheres a apresentam com mais frequência), herança familiar, fatores genéticos e fatores do meio ambiente (tabagismo, dietas ricas em gordura, contaminação).

Quais são os sintomas neurológicos de uma pessoa com Alzheimer?

No início surgem perdas de memória pequenas e imperceptíveis, que podem ser facilmente ignoradas. No entanto, com o tempo, essa perda de memória fica mais notável, até que a pessoa fique incapaz de realizar atividades cotidianas e, em casos mais graves, tenha dificuldade para realizar atividades intelectuais como falar, compreender, ler ou escrever.

Os sintomas de Alzheimer incluem:

Perda de memória de curto prazo: é difícil reter novas informações

Perda de memória de longo prazo: é difícil lembrar informações pessoais como datas importantes, sua profissão e até seu próprio nome

Problemas de raciocínio

Incompreensão de palavras comuns

Incapacidade de amarrar o sapato ou abotoar a camisa

Desorientação

Mudanças como irritabilidade, confusão, apatia, desânimo, entre outros.

Como podemos prevenir o Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença que podemos prevenir, ou pelo menos prolongar por alguns anos a mais o estado de bem estar cognitivo. Os médicos recomendam aprender a detectar os primeiros sintomas e exercitar tanto a memória quanto a função intelectual. Alguns dos conselhos chave para prevenir ou retardar o aparecimento do Alzheimer são:
Controlar os fatores de risco vascular

Manter equilibrados os níveis de colesterol, açúcar e hipertensão arterial

Modificar o estilo de vida

Alimentação: é muito importante manter uma alimentação saudável, já que é comprovado que alguns alimentos podem influenciar a possibilidade de desenvolver o Alzheimer. Você deve aumentar o consumo de alimentos ricos em gordura “boa”, ou monoinsaturada, como as nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, abacate, canela e azeitonas, e gordura poli-insaturada, como ômega 3 e alimentos de folhas verde escura. Outros nutrientes como a vitamina E, presente no gérmen de trigo, cereais com casca, folhas verdes e nozes, vitamina B12 em produtos animais, vitamina B9 (ácido fólico) em alimentos como ervilhas, vegetais verdes, laranjas. Reduza o consumo de carne vermelha, alimentos refinados, manteigas e gorduras derivadas de laticínios.

Fazer mais exercícios: o exercício físico é ótimo para a saúde em geral e também para prevenir o Alzheimer. Diversos estudos encontraram evidências de que 2 horas semanais ou mais de atividade física reduz o risco de desenvolver esta doença.
Não fumar: o tabagismo é um dos fatores de risco do Alzheimer, pois foi encontrado que as pessoas que fumam têm uma maior chance de sofrer com a doença do que aquelas que se mantêm longe do cigarro. Se você ainda não conseguiu se livrar deste hábito, recomendamos buscar alternativas para parar de fumar.

Incrementar a atividade cognitiva: as atividades cognitivas podem evitar e prolongar de alguma forma o aparecimento de uma doença como o Alzheimer.Vários estudos determinaram que estas atividades são um exercício para as funções cerebrais e a memória, por isso poderiam ser chaves na prevenção do Alzheimer.

Entre as atividades recomendadas pelos médicos encontramos:

Falar vários idiomas

Tocar instrumentos musicais

Ler com frequência

Estudar

Ter mais atividade social

Jogar jogos intelectuais como o xadrez, palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudokus e todo tipo de jogos para pensar.

Para ter em mente…

Até agora não há uma maneira exata de prever se uma pessoa vai desenvolver uma doença como o Alzheimer. É muito importante ter em mente os fatores de risco, já que podem ser chaves para detectar cedo esta doença. Até o momento não se pode afirmar se é possível parar a sua evolução, mas detectá-la a tempo pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário