domingo, 23 de agosto de 2015

4 sopas para depurar o fígado e os rins (Melhor com Saúde)


O fígado e os rins são órgãos extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo e para a nossa saúde, por isso qualquer ajuda que pudermos oferecer para que eles funcionem de forma adequada é sempre bem-vinda.

Infelizmente, estamos expostos a uma infinidade de toxinas que são absorvidas quando entramos em contato com produtos químicos, com a poluição, com alimentos cultivados fazendo uso de pesticidas e com uma alimentação não saudável, baseada principalmente em açúcar, gordura e alimentos industrializados repletos de conservantes.

Por esse motivo, é importante ajudar o nosso organismo a se depurar, eliminando estas toxinas e resíduos prejudiciais para a saúde, que podem ficar acumulados e dificultar o funcionamento do fígado e dos rins.

Uma das maneiras que temos para atingir este objetivo é ingerir sopas desintoxicantes. Hoje, iremos compartilhar quatro receitas simples e deliciosas, voltadas para este fim.

Alimentação saudável

É importante lembrar que existem várias dietas desintoxicantes que propõem apenas o consumo de sucos e/ou sopas durante alguns dias para livrar o corpo de toxinas. Não é isso que estamos sugerindo neste artigo.

A melhor maneira de manter o organismo funcionando de forma adequada é apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, acompanhada de atividades físicas regulares e da ingestão de água.

Por esse motivo, sugerimos que as sopas a seguir sejam apenas uma parte de um cardápio balanceado e repleto de nutrientes, incluindo proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. Escolha a receita que você mais gostar e aproveite!

Sopa de pepino e abacate

Esta receita é extremamente simples e usa pouquíssimos ingredientes para fazer uma sopa efetiva para eliminar toxinas. O pepino é composto principalmente de água, hidrata e combate a retenção de líquidos, enquanto que o abacate oferece vários benefícios para a saúde e ainda proporciona saciedade, para que não fiquemos com fome muito rápido depois de consumir a sopa. Seu fígado e seus rins irão lhe agradecer!

Ingredientes

1 abacate
1/2 pepino sem casca
Raspas de 1/2 limão
Suco de 1/2 limão

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma textura homogênea e cremosa. Você pode consumi-la no jantar acompanhada de uma proteína leve.

Sopa de couve e lentilha

Estes dois superalimentos riquíssimos em nutrientes são a combinação perfeita para uma sopa saciante e desintoxicante que irá ajudar o fígado e os rins a desempenhar suas funções da melhor forma possível.

Ingredientes

8 xícaras de caldo de legumes
1 1/2 xícara de lentilhas
2 cenouras
2 cebolas
1 punhado de couve
1 dente de alho
1 colher de sopa de salsinha picada

Para prepará-la, comece colocando o caldo de legumes, as lentilhas, a cenoura, as cebolas, o alho e a couve em uma panela grande. Coloque para ferver e deixe cozinhar até que as lentilhas fiquem cozidas.

Acrescente a salsinha picada e mexa. Sirva e aproveite esta deliciosa receita.

Sopa de cenoura, cominho e gengibre

Esta sopa fica com um sabor delicioso e possui ingredientes que ajudam a depurar os rins e o fígado. O gengibre é ótimo para eliminar toxinas e a cenoura possui uma infinidade de nutrientes importantes para o nosso corpo.

Ingredientes

1/2 cebola picada
1,2cm de raiz de gengibre picada
500g de cenouras descascadas e cortadas em pedaços
1/2 colher de chá de cominho
500ml de caldo de frango ou de vegetais
1/2 colher de sopa de sementes de cominho
Sal e pimenta a gosto

Refogue o gengibre e a cebola até que ela fique transparente. Adicione as cenouras e cozinhe por cerca de 5 minutos. Acrescente o caldo e o cominho e deixe ferver durante 45 minutos ou 1 hora, até que as cenouras fiquem bem macias.

Bata a sopa no liquidificador para obter uma textura cremosa e sirva com um punhado de sementes de cominho.

Sopa de alho poró e aipo

Esta sopa deliciosa e muito fácil de fazer é ótima para depurar o organismo, especialmente o fígado e os rins. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

2 alhos porós médios picados
2 colheres de sopa de azeite e oliva
3 dentes de alho
1 colher de chá de folhas de tomilho
1 maço de aipo picado
2 1/2 xícaras de caldo de frango ou de legumes
1 1/2 colher de chá de suco de limão

Refogue o alho poró em azeite e um pouco de sal por cerca de 10 minutos. Adicione o alho e o tomilho e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o aipo e o caldo. Cubra e deixe cozinhando durante 20 minutos.

Em seguida, bata tudo no liquidificador para obter uma textura cremosa. Acrescente o suco de limão e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário