quarta-feira, 28 de setembro de 2016

13 coisas que seu podólogo não contaria a você - Michelle Crouch


1) Quando você vai a uma loja de calçados, o vendedor deveria medir seus pés. Muitas pessoas usam o mesmo tamanho de calçado há 30 anos, por que ninguém mais mede os pés, mas eles podem ficar mais planos e, consequentemente mais compridos, à medida que os anos passam.

2) Seus pés não precisam cheirar mal. Você usa desodorante nas axilas para evitar mau cheiro, não usa? Funciona da mesma forma com os pés. Tente o tipo spray. Alterne os calçados, para que eles tenham a chance de secar completamente, e use meias. Do contrário, o suor promoverá o crescimento de bactérias que ficam nos  calçados.

3) Apesar de haver um protocolo de desinfecção de alto nível estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nem todos os salões de beleza seguem a recomendação e você pode acabar tendo uma infecção. Se você quer fazer as unhas dos pés, procure um local que esterilize seus equipamentos em autoclave, e não em estufa ou utilizando outros métodos.

4) Separadores de dedos, órteses para joanetes e outros apetrechos de silicone ajudam você a se sentir melhor, mas não vão livrá-lo de dedos em martelo e joanetes. É preciso se consultar com um profissional para cuidar disso. Se você tem um problema de estrutura, um acessório baratinho não vai reverter o quadro.

5) Alguns cirurgiões especialistas em pés farão intervenções cirúrgicas para corrigir as patologias. Mas não indico cirurgias estéticas para os pés. Você não deve fazer uma cirurgia se não estiver com dor, porque sentirá dor após a cirurgia - isso é fato. Tem de valer a pena. De outro modo, você estará procurando problemas.

6) Quando decidir se exercitar, pergunte a nós qual é o tipo de calçado correto para você. Não é aconselhável seguir as indicações de quem não conhece a biomecânica e os tipos e patologias dos pés. Certamente o primeiro passo para qualquer exercício deve ser a escolha certa do calçado, mesmo para uma simples caminhada.

7) Já vi de tudo um pouco, inclusive pessoas que atiraram nos próprios pés. De fato, você não deveria limpar sua arma carregada depois de ter bebido uns copinhos de cerveja. Outra atitude tola: cortar a grama usando chinelos.

8) Se você tem pés secos e rachados, experimente cremes à base de ureia, no máximo a 10%. Mas vale lembrar que, muitas vezes, a causa das rachaduras é simplesmente a exposição dos pés às intempéries, por causa do uso de sandálias e outros calçados abertos.

9) Algumas vezes, se um joanete está realmente em más  condições, o paciente me pedirá para indicá-lo a um cirurgião ortopedista. Eu só posso aplicar técnicas que auxiliam a manter a posição dos dedos, impedindo a evolução dos desvios, mas isso não acaba com o problema. Oriento esses pacientes a dizerem para suas filhas: Cuidem de seus joanetes agora.

10) Não tenho nada contra as pessoas que frequentam pedicure, mas por favor, não depile os dedos dos pés logo antes de ir. Você pode ficar inibida com os pelos, mas ficará pior quando bactérias e fungos entrarem nos cortes microscópios e causarem uma infecção.

11) Palmilhas compradas em farmácias e outras lojas são quase um truque. Vão ajudar se você precisar apenas de alguma sustentação para o arco e acolchoamento, mas não se parecem em nada com as órteses plantares que faço no meu consultório, para cuidar das patologias e da reeducação postural. 

12) Use meias sempre que estiver com algum sapato fechado. As pessoas não costumam usá-las e, por isso, o atrito do sapato com os pés acaba causando bolhas ou feridas que poderiam ser evitadas. Neste caso, procure um podólogo.

13) Por favor, lavem os pés antes da consulta. E troquem as meias - eu posso detectar se você está com as mesmas meias por mais de um dia.



(texto publicado na revista Seleções de maio de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário