quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Animais também têm acesso à saúde gratuita


Hospital veterinário público. Com duas unidades, pronto atendimento recebe pets de moradores da cidade de São Paulo

O primeiro hospital público veterinário do Brasil fica em São Paulo e tem duas unidades, uma na zona leste e outra na norte. Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, as unidades funcionam como pronto atendimento e recebem cerca de 450 animais por dia.

Os serviços oferecidos vão de consultas a cirurgias e podem ser utilizados por todos os moradores da cidade. Por isso, além de RG e CPF, é necessário também a apresentação de comprovante de residência. Os cidadãos de baixa renda ou assistidos por qualquer programa do governo têm prioridade.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, para casos de emergência, com risco de morte iminente, ou de urgência, que deve ser resolvido rapidamente para não se agravar. Donos de animais, em estado menos crítico, devem retirar senha. A distribuição começa uma hora antes, às 6h e vai até às 10h.

O horário de funcionamento, a princípio, pode parecer reduzido. Mas, como explica o diretor Lucas Freitas, os portões são fechados ás 17h a fim de que os animais consigam ser liberados até o início da noite. As cirurgias, no entanto, não raro terminam perto da madrugada.

Apesar da espera ao qual os pacientes são submetidos, reconhecimento pela qualidade do atendimento não falta. Lucas Lopes, desempregado de 20 anos que levou a gata para ser examinada, afirmou: "O atendimento é ótimo. Eles tratam os animais muito bem".

Aos sábados, a unidade da zona leste funcional das 7h às 10h, para emergência. Aos domingos e feriados não há atendimento.



(texto publicado no jornal Metrô edição 2381 - ano 10 - 28 de setembro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário