sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como lidar com a disfagia


Caracterizada pelo mau funcionamento do esôfago, a disfagia atinge 60% dos idosos que sofrem com doenças degenerativas e pode ser contornada com alimentação adequada

Dificuldade de engolir a comida, sensação de falta de ar durante a mastigação, tosses fortes em meio a uma refeição. Todos esses sinais podem ser sintomas de um mal que atinge cerca de 60% dos idosos que sofrem com algum tipo de doença degenerativa ou ainda 35% das pessoas que sofrem com sequelas decorrentes de derrame (AVC), de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de disfagia.

Distúrbios de ordem neurológicas, mecânicas ou psicológicas podem dar origem a inúmeras doenças relacionadas ao sistema digestivo, mas poucos males alimentares estão tão ligados ao envelhecimento natural quanto a disfagia, que pode acontecer em duas fases distintas: oral (quando compromete a mastigação e o ato de engolir) e faríngea (que é involuntária quando o alimento já foi engolido).

O diagnóstico da disfagia normalmente é feito por um fonoaudiólogo, através de um exame específico da deglutição do paciente, mas é possível perceber a instalação da doença associando os sintomas citados logo no início desta matéria com uma significativa perda da satisfação de comer, já que é comum que alimentos mais duros e/ou secos entrem nas vias respiratórias, causando tosses e falta de ar.

Tratamento

O tratamento da disfagia reside em três principais estratégias para contornar o mal-estar causado na hora das refeições:

- Modificação da consistência dos alimentos;
- Manobras para facilitar a deglutição;
- Terapia de reabilitação da deglutição.

Nesse sentido, a preparação dos alimentos que serão consumidos por pessoas que sofrem com a disfagia deve levar em conta que, quanto mais macios forem os alimentos, melhor. Por exemplo, a consistência encontrada em purês, mingaus e preparações liquidificadas costuma ser ótima para a deglutição do paciente. Já os líquidos devem ser espessos. Ou seja: sopas (ou bebidas) muito ralas podem escorrer e atingir as vias respiratórias, por isso é importante tornar os líquidos o mais espesso possível. Você pode comprar espessantes (normalmente vendidos em pó) ou simplesmente "engrossar" os caldos por conta própria. Aqui, uma dica importante é sempre lembrar de deixar as refeições nutritivas e balanceadas, já que a dificuldade de deglutição vai impedir que o paciente ingira toda e qualquer sorte de alimentos. Atenção para as carnes e todo tipo de proteína!

O ato de mastigar e engolir também deve ser conduzido de maneira muito consciente. Por isso, as tais 'manobras" para facilitar a deglutição devem ser levadas em conta, priorizando a mastigação completa dos alimentos e inclinando a cabeça de maneira a facilitar a passagem do alimento na hora de engolir. Tudo feito sem pressa e com respiração normal. Além disso, os profissionais de fonoaudiologia oferecem tratamentos voltados para a reabilitação da deglutição, fortalecendo todo o conjunto de músculos utilizados durante o processo digestivo.



(texto publicado na revista Bem-Estar nº 28 - mai/jun de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário