terça-feira, 25 de outubro de 2011

Diário de vida - Porto Venere (Liguria)


Em uma das vezes em que estive na casa da minha colega do curso de tradução, Maria do Rosário, ao folhear uma revista Bell'Italia (que é realmente belíssima) me deparei com a foto de uma igreja e a achei familiar, mas não me lembrava de onde a conhecia. E não sosseguei enquanto não me lembrei: eu a tinha visto em uma fotonovela publicada na revista Capricho em novembro de 1975 que por sorte eu tinha conservado. Incrível foi ter me lembrado da foto depois de 14 anos, isto é, em 1989!!!!

Mas as surpresas não pararam por aí.  Dias depois, por ser professora de italiano no CEL (Centro de Estudos de Línguas),  fui escolhida para ir à Itália como acompanhante dos jovens italo-brasileiros das 4 regiões que visitamos: Emilia Romagna, Abruzzo, Lazio e Lombardia. O fato mais emocionante é que chegamos à botinha no dia de meu aniversário (2 de julho). Ir pela primeira vez ao país da língua que já estava ensinando há 2 anos e meio e chegar no dia de meu aniversário é tudo de bom, não ?

A excursão durou um mês e como a passagem era aberta decidi ficar mais 2 semanas e após ter passado alguns dias na casa de meu amigo Giorgio (conheci Venezia wowwww),  fui encontrar a Regina (uma das jovens italo-brasileiras da viagem)  e a sua família. Visitamos Milão, a Toscana e quando contei a estória da fotonovela e da revista Bell'Italia decidiram me levar para conhecer a cidade. Que sonho!!!!
Observem que traduziram o nome da cidade Porto Venere (Porto Vênus) como Porto Verde




Essa é a igreja que eu vi na fotonovela em 1975 e 14 anos depois na revista "Bell'Italia"




Não consegui fazer a foto no mesmo ângulo, mas dá para reconhecer que as 2 foram tiradas no mesmo lugar, não ?

Revi Porto Venere em 2000 com a Silvana e seu marido Riccardo (logicamente contei a estória para eles também!!!). E não poderia deixar de conhecer as Cinque Terre (lindas!!!). O pai do Riccardo me deu um livro enorme  chamado "Le cinque terre" que guardo com muito carinho. Alguns anos depois a Maria Claudia foi visitar a Silvana na Itália (as duas foram minhas alunas) e ela me trouxe um quadrinho que retrata justamente a famosa igreja de Porto Venere e que está pendurado na minha sala de aula aqui em casa.



Com Silvana e Riccardo




Nenhum comentário:

Postar um comentário