domingo, 2 de agosto de 2015

O que é o PAI NOSSO?


É a oração que Jesus ensinou aos apóstolos. É a oração que irmana todos os cristãos em um mesmo, único Pai.

Vamos entender cada parte desta oração:

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU

Começamos chamando Deus sde Pai para estabelecer nossa relação de intimidade com o Criador. Não somos apenas suas criaturas, somos seus filhos. Ele deu a vida a todos nós. Por isso dizemos Pai nosso em vez de Pai meu.

Isso também nos lembra que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus, e nos irmanamos com todos os que rezaram, rezam ou rezarão esta oração. "No céu" não é um lugar no espaço: é o lugar onde vivemos com Deus. É a casa do Pai.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME

Santificado quer dizer: que Deus seja reconhecido em toda a terra como o santo, como o único, como o Deus que ama a humanidade. Aceitamos caminhar junto com Deus. O cristão é chamado a ser santo: "Sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo" (1 Pd 1,15).

VENHA A NÓS O VOSSO REINO

O Reino de Deus é um reino de amor, justiça e paz. Os cristãos têm o compromisso de construir, dia a dia, o reino de Jesus Cristo seguindo seus ensinamentos, lutando sempre pela vida e pela esperança, neste mundo marcado por tantos sinais de morte, sofrimento e pecado.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Pedimos que seja feita a vontade de Deus. Ou seja, nos entregamos nas mãos do Pai para que Ele nos transforme em instrumentos a seu serviço.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA, NOS DAI HOJE

O Pai que nos dá a vida não pode deixar de nos dar o alimento necessário à vida, o que inclui tanto o alimento espiritual quanto o material. 

Um pedido que nos chama à partilha. Os famintos não têm pão porque a humanidade não sabe repartir. "Pão Nosso" significa pão para todos.

PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS QUE NOS TÊM OFENDIDO

Pedir perdão é reconhecer que erramos e que não queremos viver no erro. Deus está pronto para nos receber de volta quando nos arrependemos e abrirmos o nosso coração. Abrir o coração, porém, significa livrar-nos do rancor, dos maus sentimentos, do desejo de vingança. São os nossos maiores inimigos. Só os hipócritas podem esperar que sejam perdoados sem que, para isso, tenham perdoado os que lhe causaram mágoa. Para ser digno do perdão, é preciso saber perdoar.

NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO

É um pedido para que Deus nos ajude a não vacilar, a não nos deixarmos seduzir pelo aspecto tentador que o pecado pode ter. A tentação busca nos confundir, apresentando como belo e bom o que na realidade é mau e só traz infelicidade. Este pedido suplica pelo discernimento que vem de Deus, ou seja, a capacidade de reconhecer o que é bom e o que é mau, o que é verdadeiro e o que é falso, o que vem de Deus e o que não vem.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL

Pedimos que nos livre da vingança e do ódio, do mal que oprime e reprime. Sabemos que o mal leva ao mal e o bem vence o mal. Só o amor é capaz de construir o verdadeiro Reino do Amor.

AMÉM

Assim seja! Que nosso Pai, atenda o nosso pedido. Nós nos comprometemos a realizar o que acabamos de pedir.



(texto publicado no folder da Paróquia São Francisco de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário