sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Conheça a história das Olimpíadas


Desde sua primeira edição na Era Moderna, em 1896, em Atenas, até Londres, em 2012, os Jogos Olímpicos cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade. Para se ter uma ideia da força dos Jogos na atualidade, nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) consegue agregar tantas nações.

A tradição olímpica remonta há 2.500 anos e tem origem na Grécia Antiga. Naquele tempo, foram disputadas quase 300 edições, que deixaram de ocorrer tempos depois da invasão dos romanos à Grécia.

A cultura ocidental deve muito aos antigos gregos. Quando o assunto e esporte olímpico, as marcas se tornam ainda mais evidentes. Se o planeta, desde o fim do século 19, celebra a cada quatro anos o maior evento esportivo da humanidade, isso só é possível porque, lá atrás, há mais de 2.500 anos, os gregos lançaram a semente das Olimpíadas.

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam de 776 a. C., época em que os vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Foi nesse período que o termo "Olimpíadas" surgiu, após Iftos, rei de Ilia,a aliar-se ao monarca de Esparta, Licurgo, e ao rei de Pissa, Clistenes. A aliança foi selada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Vem daí o nome "Olimpíadas". Por meio desse acordo, instituiu-se uma trégua, considerada sagrada em toda a Grécia, no período em que os Jogos fossem disputados.

Primeira vez na América do Sul

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos, que acontece até o dia 21 de agosto no Rio de Janeiro, traz algumas marcas importantes. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são realizados na América do Sul e a segunda vez na América latina, depois da Cidade do México, em 1968. É ainda a terceira vez que acontecem no Hemisfério Sul, depois de Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000. Além disso, é também a oitava vez que o Brasil sedia um grande evento multiesportivo.

O local de abertura e encerramento é o Estádio do Maracanã, sendo a primeira vez, desde os Jogos Olímpicos de 1900, que a cerimônia de abertura aconteceu num local diferente de onde serão realizadas as competições de atletismo. Serão realizadas 306 disputas de medalhas em 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Foram incluídos nesta edição, dois novos esportes: rugby sevens e golfe.



(texto publicado no jornal G4P editorial edição 658 - agosto de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário