sábado, 1 de agosto de 2015

10 alimentos que ajudam a dormir melhor (Melhor com Saúde)


Sabia que a banana ajuda a dormir? Ao estimular a melatonina e a serotonina, melhoramos a qualidade de sono e seus conteúdos de magnésio e potássio atuam como relaxantes musculares e nervosos.

Dormir bem é um hábito que todas as pessoas deveriam ter, já que é chave para manter uma boa saúde,tanto física quanto mental. Uma boa qualidade de sono nos ajuda a nos sentirmos renovados, e também é chave para que o organismo realize diferentes funções. Entretanto, muitas pessoas não conseguem ter uma boa noite e geralmente têm problemas na hora de dormir. Este problema é bastante comum hoje em dia, já que as múltiplas tarefas diárias e o uso de tecnologia têm alterado o sono de diferentes formas. 

Para se ter uma boa qualidade de sono é muito importante organizar o horário para dormir e ter um lugar adequado para fazê-lo. Os especialistas recomendam tirar do quarto todo tipo de dispositivos tecnológicos que possam alterar, de alguma forma, o sono e também é importante manter uma dieta saudável, evitando ingerir alimentos irritantes antes de ir para a cama.

Diversas pesquisas mostraram que uma boa noite de sono é essencial para se conseguir um bom sono e prevenir problemas como a insônia. Estes mesmos estudos descobriram que alguns alimentos podem ajudar a dormir melhor, já que possuem propriedades que atuam sobre o sistema nervoso e estimulam a liberação de substâncias químicas como a melatonina e a serotonina, que estão relacionadas com o relaxamento e melhor qualidade do sono. Você sabe que alimentos consumir para dormir melhor?

Aveia

Ainda que, frequentemente, seja recomendado consumir a aveia no café da manhã, também pode ser consumida em outros momentos do dia, inclusive no final da tarde ou no começo da noite. Este alimento é muito saudável para o sistema cardiovascular e pode ser benéfica para as pessoas com diabetes. Ingerir a aveia duas ou três horas antes de ir dormir pode ajudar a relaxar o corpo e conciliar o sono, já que estimula a produção de melatonina.

Amêndoas

Um punhado de amêndoas pode ajudar você a dormir tranquilamente sem interrupções. Isto se deve ao fato de que as amêndoas contêm triptofano e magnésio, duas substâncias capazes de induzir o sono.

Mel

Acrescentar mel no leite ou ao chá pode contribuir para uma boa noite e sono. O mel contem glicose, a qual indica ao cérebro que ele deve diminuir a função de orexina, um neurotransmissor que está diretamente relacionado com a vigília.

Pão integral

O pão integral possui as vitaminas B1 e B6 dos cereais integrais. Você pode untar mel nele para que ajude com que o triptofano viaje até o cérebro, onde vai se converter em serotonina e melhorar a qualidade de sono.

Cerejas

Uma das melhores formas de melhorar o sono e evitar acordar durante a noite é através do consumo de melatonina. As cerejas, da mesma forma que a aveia e as nozes, são fontes naturais de melatonina e podem ajudar a melhorar os hábitos de sono.

Chá de ervas

O consumo de chá de ervas pode ser uma das melhores escolhas para melhorar o sono e descansar adequadamente. Chás, como o de camomila, cidreira, lavanda, maracujá, tília, limão, entre outros, possuem propriedades relaxantes e sedativas que ajudam o corpo a descansar melhor e a ter uma perfeita noite de sono.

Chocolate preto

O chocolate preto pode ser consumido tanto durante o dia quanto à noite. Este delicioso alimento é tão bom que nos ajuda a melhorar os hábitos de sono, já que estimula a produção de serotonina, hormônio que relaxa o corpo e a mente.

Bananas

As bananas atuam como um comprimido para dormir. Este superalimento, além de ser rico em nutrientes, estimula a melatonina e a serotonina para melhorar assim a qualidade de sono. Uma banana antes de dormir proporciona ao organismo uma boa dose de magnésio e potássio, que servem como relaxantes musculares e nervosos, o que é chave para um sono reparador.

Leite quente

Certamente, alguma vez em sua vida você já consumiu uma boa caneca de leite quente antes de dormir. É muito deliciosa e também nos ajuda a ter uma melhor noite de sono graças aos conteúdos de triprofano, que é um aminoácido essencial para a produção de melatonina e serotonina, neurotransmissores que participam do ciclo do sono.

Frango

O frango é outro dos alimentos com o aminoácido triptofano. Para aumentar seus efeitos, recomendamos consumir junto com uma porção de pão integral, no lanche da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário