sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Meu pé, meu querido pé - Ana Carolina Contri


Cuidar dos pés com carinho e escolher o par de sapatos correto é o caminho para mais qualidade no dia a dia

Os sapatos são nossos companheiros diários, é com eles que frequentamos diferentes lugares e garantimos o nosso conforto em várias situações do dia a dia. E cuidar deles é tão importante quanto escolher o modelo mais bonito. Mas você sabe a forma mais adequada de escolher o par perfeito e como mantê-lo sempre em dia para garantir a durabilidade e principalmente a saúde dos seus pés? A Ponto de Encontro conversou com duas especialistas que vão te ajudar a cuidar bem deles. Confira as dicas da dermatologista Dra. Annia Cordeiro Lourenço, da Clínica da Pele Annia Lourenço e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Curitiba, e a especialista em pés e proprietária da loja de calçados Perere, Patricia Guedes, de São Paulo.

Primeiro passo

Antes de se preocupar com os sapatos, é importante ter um cuidado especial com os pés. Afinal, muitos dos problemas que acontecem - como frieiras e calos - são decorrentes da pouca atenção que se dá a eles.

O uso diário do mesmo calçado pode estar relacionado com essas ocorrências, assim como a umidade dos pés, causada pelo suor excessivo ou pelo fato de a pessoa não secá-los bem, principalmente entre os dedos, lembra a Dra. Annia.

Outro alerta é sobre os dias de inverno, em que é mais comum utilizarmos sapatos fechados. Estar com o pé bem seco antes de calçar as meias e manter as unhas sempre aparadas é fundamental para a saúde dos pés. Caso contrário, há grande chance do aumento de fungos, bactérias e frieiras na região.

Saúde em dia

1) Mantenha as unhas sempre aparadas e, para evitar que encravem, não arredonde as laterais.

2) Dê atenção especial à secagem dos pés após o banho, principalmente entre os dedos.

3) Evite o uso de tênis sem meias. Use meias de algodão, com costuras remalhadas, que evitam as "nervuras', que podem machucar os pés.

4) Sempre que possível, ande descalço dentro de casa.

5) Se sua pele do pé é seca, use creme hidratante. Massageie os pés para relaxar.

6) Procure alternar o uso de saltos altos com outros mais baixos. O uso constante dos mais altos pode causar problemas na coluna.

7) Nunca use um sapato novo para viajar, nem se for ficar muito tempo em pé ou praticar longas caminhadas no dia. Mesmo que esse calçado seja confortável, ele é como um carro, necessita ser amaciado para exercer sua função da melhor forma.

8) Evite usar o mesmo par em dias seguidos e sempre deixe-os secar.

9) Pessoas com alergia a couro devem ter atenção redobrada, pois a liberação dos produtos químicos do couro em contato com o suor pode causar irritação na pele.

A melhor opção

Muitos dos problemas relacionados à coluna estão ligados ao tipo de sapato que utilizamos. Dores na lombar, nos joelhos e até de cabeça são comuns em quem escolhe o calçado errado.

"O ideal é comprar sapatos no final do dia, quando os pés tendem a estar um pouco mais inchados, diminuindo assim a chance de adquirir pares que possam ficar apertados", ensina Patricia.

Além disso, experimente tirar a palmilha e pisar sobre ela no chão - o pé deve ficar totalmente inserido nela, não devendo "sobrar" pé para os lados. Caso contrário, o sapato ficará apertado.

O calçado para o dia a dia deve ser, de preferência, de couro, ter contraforte firme, com até 2 cm de altura e com a parte anterior arredondada, permitindo espaço aos dedos do pé. "Pessoas com pé sensível devem ter mais cuidado na escolha: prefira o couro, sem nervuras e costuras internas, com solado firme tipo "cadeira de balanço", que permite o  rolamento sobre o calçado, espaçoso no ante pé e com contraforte firme, mas macio na sua parte superior, para não ferir o pé", alerta Patricia.



(texto publicado na revista Ponto de Encontro nº 51 - ago/set de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário