segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Por Que Meu Olho Fica Se Mexendo Ou Tremendo Sozinho? Saiba o motivo! (Diário da Web)


Alguma vez você já teve um olho que tremia, com a pálpebra que oscila sem que você tenha o mínimo controle sobre esta situação? É um fenômeno comum, e você não deve se preocupar, mas a verdade é que é importante saber o que é e por que isso ocorre. Não é um tique nem é um sintoma de uma doença ou de uma condição grave. Se chama, de uma forma específica, blefarite, e indica um tremor que na maioria dos casos afeta a pálpebra inferior e é constituído por contrações involuntárias do músculo orbicular das pálpebras e de duração limitada.




Nem todo mundo sabe que a blefarite é mais prevalente entre homens do que entre as mulheres, e é simplesmente devida a uma carga excessiva de tensão nervosa: os principais responsáveis são estresse e ausência – ou pelo menos falta – de sono. Em suma, nenhum risco à saúde, mas um pequeno sino de alarme que sinaliza que há algo errado. Precisamente por este motivo, se o desconforto torna-se frequente ou é um prenúncio de um irritante trastorno, recomendamos de consultar um neurologista e pedir sua opinião. Este tremor é quase sempre temporário, de fato, mas se torna-se contínuo, chegando a durar vários dias seguidos, é melhor ir a um médico, ainda mais se o tremor se estende das pálpebras para outras áreas do rosto




Em qualquer caso, há alguns passos que você pode tomar para reduzir ou pelo menos aliviar a blefarite: Em primeiro lugar, você pode realizar uma auto-massagem, que deve ser feita com a ponta dos dedos e praticando um movimento circular. Outra dica é lavar o rosto apenas com água, evitando os sabonetes que poderiam ter um efeito irritante e não secá-lo com uma toalha.

Se é verdade que a pálpebra “dança” por causa do estresse, você pode tentar eliminá-lo ou recuperar uma certa serenidade: sentar-se em um lugar calmo e mantendo as costas retas, respirar pelo nariz lentamente e profundamente, então expirar pela boca. Uma técnica de respiração simples, mas eficaz, que lhe permite relaxar os nervos. Obviamente, também é importante descansar quanto mais possível, de modo a limitar a fadiga e conduzir uma existência regular e pacífica.

Em outros casos, a contração dos músculos das pálpebras é chamado mioquimia, uma condição que pode resultar de uma alergia, um desequilíbrio em termos de nutrição, ou consumo excessivo de álcool, abuso de cafeína ou simplesmente por olhos cansados demais ou muito secos. Aqueles que têm de lidar com uma ou mais alergias oculares, por exemplo, na maioria dos casos denotam excesso de lágrimas, que é acompanhado por uma coceira nos olhos ou um inchaço suspeito. Quando você esfregar os olhos, a conjuntiva libera histamina e as lágimas aumentam; de acordo com alguns estudos, entre outras coisas, é a mesma histamina que pode provocar espasmos nas pálpebras.

Outras pesquisas, por outro lado, verificaram que os movimentos descontrolados podem depender da falta de nutrientes específicos, principalmente potássio e magnésio. São necessários, no entanto, mais estudos a este respeito que possam confirmar a validade científica dessas suposições. Mas já que tomar magnésio não faz mal, você pode considerar de mudar a sua dieta, incluindo mais alimentos que contenham esse mineral. Deve-se lembrar, finalmente, que, em casos graves, o único remédio para as contrações do pálpebras consiste em injeções de botox, naturalmente depois de uma consulta médica e uma cirurgia específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário