segunda-feira, 14 de abril de 2014

Três benefícios para pessoas resilientes - Leonardo Siqueira


Resiliência é um atributo da personalidade, que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa. Atitude que todos devemos praticar ao passar por dificuldades, minimizando as angústias e transformando a experiência em aprendizado.

Sabe aquela pessoa que mesmo quando acontece uma adversidade (como por exemplo perder o emprego, morte, discussão, perder a paciência no trânsito, entre outros) se mantém firme e não se deixa derrubar? Muitas vezes nos perguntamos "como é que esse cara consegue?" A resposta é que essa pessoa tem resiliência.

Resilir significa "recusar, voltar atrás"; portanto a resiliência é a capacidade de superar adversidades de sua vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades ou traumas, transformando essas experiências negativas em aprendizado. A resiliência, em física, refere-se à capacidade dos materiais de resistirem aos choques; e o termo acabou sendo adaptado às ciências humanas.

Ninguém nasce resiliente, isso evolui com o passar do tempo. Em geral, diante de nossos problemas, temos a tendência à desintegração psíquico-emocional, que nos afeta diretamente e nos deixa com aquele sentimento de "coração apertado"; você já sentiu isso alguma vez?

Há formas de lidar com isso. Abaixo listo três benefícios em ser uma pessoa mais resiliente, com resultados positivos para a vida.

Atitudes - Pessoas resilientes assumem a responsabilidade pelo que acontece consigo sem vitimização; tem a habilidade de se manter serenas diante de um problema, são pessoas que tem atitude e resolvem seus problemas sempre com muita sabedoria.

Autoconsciência - A autoconsciência é a base para a mudança de vida. Pessoas resilientes compreendem os próprios sentimentos, conhecem suas forças e limitações, tem a capacidade e a visão sistêmica de identificar as causas dos problemas, sabendo a hora de falar e a hora de ouvir. Tem empatia, ou seja, compreendem o estado psicológico dos outros e sabem exatamente como agir. Na vida, podemos ser problema, ou solução. Se você for só o problema, ninguém vai gostar de ficar do seu lado, porque você vai ser uma pessoa amarga. Mas, se você for solução, aí vai ter a chance de conquistar a maturidade com sabedoria.

Projeto de vida - Pessoas resilientes superam melhor o sofrimento porque encontram um sentido melhor para a vida, encaram a vida positivamente e são acostumadas a ver o copo meio cheio e não meio vazio. Tem a crença que as coisas irão melhorar e conseguem controlar melhor seu destino.

No comportamento humano a resiliência significa a construção de novos caminhos de vida. Devemos sempre tirar lições positivas das situações diárias e não ficar remoendo os problemas. Gosto da frase de Carlos Drummond de Andrade que diz "A dor é inevitável. O sofrimento, opcional". Busquemos portanto ter mais resiliência para que possamos conduzir nossa vida com mais saúde e sermos mais felizes. Procure desenvolver a resiliência, pois ser resiliente é não se abater com facilidade, não culpar os outros pelos seus fracassos e lutar sempre pelo melhor.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 112 - abril de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário