sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Diferença entre marketing e publicidade - Mariana Marques


Um depende do outro e ambos devem ser usados de forma integrada

Neste artigo tentarei desmistificar um assunto que ainda é um tanto quanto confuso para algumas pessoas: qual a diferença entre marketing e publicidade? O que é fazer marketing? O que é fazer publicidade?

Na verdade, creio que um dependa do outro, que devam trabalhar de forma integrada. Uma publicidade benfeita é consequência de um marketing bem realizado.

Publicidade é a apresentação das informações sobre um produto, serviço, uma marca específica, com o intuito de influenciar, causar desejo de consumo, persuadir o consumidor. Ela "vende", ela cria uma imagem, uma reputação.

Mas como posso fazer essa publicidade sem a certeza de que o que estou tornando público é realmente necessário e irá satisfazer meu consumidor? Para isso, dados e análises são fundamentais.

É aí que entra o tão importante marketing. Criar algo sem ele é atirar no escuro, é navegar sem bússola. A publicidade determina "como fazer"; o marketing, "o que fazer".

Fazer marketing não é apenas auxiliar o departamento de vendas, nem incentivar pessoas a consumirem o que nem sempre necessitam. Fazer marketing é suprir necessidades, é satisfazer desejos, é direcionar de forma precisa, criativa e orientadora, ideias, estratégias e planejamento de condução de negócios, visando a lucro, conquistas, sustentação e expansão da marca, produto ou serviço.

Para o marketing ser implantado corretamente e com sucesso dentro de uma empresa, é necessário que se conheça muito bem as necessidades do cliente, que se entenda plenamente quais os seus reais desejos.

Fazer marketing é provocar, "alfinetar", aproximar seu produto, sua marca do seu consumidor. E para isso é necessário que exista toda uma estratégia, um planejamento envolvido.

Acho que usei as palavras mais adequadas no contexto: "estratégia" e "planejamento". Vejamos por que:

Primeiramente efetua-se uma análise de mercado, ou seja, identifica-se o público que deverá ser atingido, para assim segmentá-lo. Depois, analisam-se os concorrentes direitos e indiretos e ainda os pontos fortes e fracos que diferenciam sua empresa, sua marca, seu serviço ou produto, em relação a eles.

A partir disso, criam-se metodologias, objetivos adequados e análises quantitativas e qualitativas para verificação de resultados obtidos.

Fazer marketing é pesquisar muito! Por isso é um desafio maravilhoso. Provoca tensão, adrenalina.

Mas o marketing só terá grande expressão quando todas as empresas perceberem sua importância. Por isso achei válido esclarecer e partilhar um pouco deste conhecimento, para que essa importante ferramenta seja entendida e agregada às pequenas, médias e grandes empresas e escritórios, expandindo-se, assim, cada vez mais no mercado empresarial.



(texto publicado na revista Visão Jurídica nº 69)

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