segunda-feira, 21 de abril de 2014

Infusões para limpar o fígado


O fígado elimina bactérias, toxinas, vírus, pesticidas, medicamentos e outros elementos prejudiciais para o nosso corpo. Por isso, pode, às vezes, entrar em colapso e precisar de limpeza. As infusões são um excelente remédio natural e poderão ajudar.


A medicina biológica indica geralmente a desintoxicação como primeiro passo no tratamento de qualquer doença, que leva ao equilíbrio da saúde. Assim, para evitar doenças hepáticas, é essencial realizar uma ou duas vezes ao mês uma cura de limpeza com plantas da sábia natureza. Vamos experimentar? Como saber se é preciso limpar o fígado?

O fígado intoxicado, inflamado e com disfunções apresenta normalmente os seguintes sintomas:

Peso abdominal
Inapetência
Alimentos ingeridos criam indisposição, náuseas, mal-estar
Diarreias
Episódios de febre: sinal inequívoco de que há algo errado em nosso corpo, de que temos uma inflamação
Gases intestinais
Dores de cabeça
Dores na área do fígado (o fígado está localizado diretamente sob o diafragma, no lado superior direito)
Erupções na pele
Mau hálito
Infusões recomendadas para limpar o fígado

Infusão de alcachofra


Ajuda a proteger o fígado, a limpá-lo e curar doenças hepáticas. A infusão é rica em ácido fólico, vitaminas A1, B1 e C, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco e fibras dietéticas. Um recurso maravilhoso, adequado para tomar pelas manhãs por pelo menos cinco dias seguidos a cada quinze dias. Desse modo, limparemos o fígado regularmente.

Modo de preparo

Pegar duas folhas de alcachofra e fervê-las com uma xícara de água. Deixar descansar a infusão por 15 minutos e beber devagar. Em caso de doença hepática, tomar três vezes ao dia.

Infusão de cardo de leite

O segredo dessa planta está em suas sementes, que contêm silimarina, um poderoso antioxidante da família dos flavonoides que promove a regeneração hepática, facilita a digestão de gorduras e inibe o ingresso de substâncias tóxicas nas células do fígado. É um recurso muito adequado e necessário para a limpeza hepática.

Modo de preparo

As sementes de cardo de leite se encontram em qualquer loja de produtos naturais. É um dos produtos naturais mais vendidos, embora não seja possível conseguir através da infusão 100% de seus benefícios, já que a silimarina é um princípio ativo não muito solúvel na água.
Os especialistas recomendam tomar as cápsulas ou comprimidos. De todo modo, se quiser fazer uma infusão, adicione uma pequena colher de sobremesa com as sementes esmagadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 20 minutos.


Infusão de sálvia


Esta infusão é perfeita para eliminar toxinas, alivia o mal-estar no fígado e o limpa. Tomar após as refeições.
Modo de preparo
A sálvia é fácil de encontrar. Muita gente cultiva suas próprias ervas medicinais e é comum ter esta planta em casa. De todo modo, é possível comprá-la em lojas de alimentos saudáveis.
A infusão é preparada com quatro gramas de folhas e flores por xícara de água fervida. Depois, deixar descansar por 15 minutos.


Infusão de dente-de-leão


A infusão de dente-de-leão estimula as funções hepáticas, purifica e melhora o desempenho do fígado. Tomar no meio da tarde ou até mesmo após as refeições, pois ajudará na digestão.

Modo de preparo

Basta um punhado de suas flores ou folhas. Ferver em uma xícara de água e deixar descansar. Tomar até duas xícaras por dia.

Infusão de boldo

A infusão de boldo tem propriedades digestivas, cuida de estômago, intestinos e, sobretudo, protege o fígado. É um aliado maravilhoso.

Modo de preparo

É também possível encontrar esta planta em lojas de produtos naturais. Seu preparo é fácil, é preciso apenas colocar uma colher de chá de folhas secas por cada xícara de água fervida. Deixar descansar e tomar após as refeições.

2 comentários:

  1. Uma endocrinologista e nutricionista informou que o melhor caminho p/ se combater quadros de esteatose leve seria um tratamento c/ composto zero feito de plantas e silimarina (uma fórmula de cápsulas) .

    Quem me recomendou tomar este composto em fórmula de cápsulas foi a Dr. Ana Laura Guimarães (basta digitar o nome dela no google) que já foi colunista da ZH e parece ter alguma reputação credível..Ela informou trabalhar com esta fórmula há mais de 25 anos nos pacientes dela. Esta NÃO me recomenda a Bioimpedância, por ex.,indicado por outra nutricionista.(ver abaixo)

    Uma outra endocrinologista e nutricionista com quem tb obtive algumas informações, a princípio, mostrou-se mais comedida em relação ao tal composto devido a falta de estudos clínicos que comprovassem a eficácia do mesmo sobre o fígado. Ela me recomendou FAZER a bioimpedância e quem sabe vir a fazer uso do FORGIG. Já a Dr. Ana Laura não considera a Bio relevante para o meu quadro clínico.

    Fiquei bastante confuso com opiniões tão divergentes neste sentido.

    Eu pensei em fazer a BIO pq venho fazendo atividade física regular (academia), fazendo esteira e musculação (em dias alternados), no intuito de perder a gordura abdominal que tanto me incomoda,
    -> Quero emagrecer na região abdominal e não no resto do corpo e pq,2ºmédicos,deve-se limitar
    a perda de peso em até 1,5kgs por semana)p/ quem tem esteatose.Na terça-feira última eu estava pesando 71,50kgs. Hoje me pesei novamente e registrava 70,70kgs, por ex

    ResponderExcluir
  2. Dúvida sobre dente de leão e alcachofra :: posso consumir in natura, na salada, por exemplo?
    Obrigado

    ResponderExcluir