O dia 12 de outubro faz parte do calendário de feriados em nosso país porque em 1980 o papa João Paulo II decretou esse dia como sendo o de nossa padroeira, a Nossa Senhora de Aparecida, ou como se diz em italiano, il giorno della Madonna. Na Itália, essa data é celebrada em 8 de dezembro para a Immacolata Concezione após o decreto do papa Pio IX em 1854.
Como nasci muito antes de 1980, para mim 12 de outubro está intimamente associado ao dia das crianças, dia de ganhar presentes, ou melhor, brinquedos. Porque presente para crianças é sinônimo de brinquedos, jogos. Eu me lembro que não gostava de ganhar roupas, ainda mais que a minha mãe era costureira e não é à toa que na maior parte das fotos estou com um vestido bem bonito.
No dia de meu aniversário de 2 anos
A minha infância foi muito feliz e apesar de ser filha única não me lembro de ter tido brinquedos caríssimos: eram bonecas, jogos de tabuleiro, bichos de pelúcia, enfim, coisas bem comuns. Como sempre tive uma imaginação muito fértil e era muito agitada, eu gostava mesmo era de sair com as minhas amigas para "aprontar".
Além das brincadeiras em uma época que podíamos jogar tranquilamente na rua: pega-pega, esconde-esconde, pular corda, mãe da rua, amarelinha, entre outras, gostávamos de fazer pastel de barro (água e terra embrulhado em papel de jornal), pisar em cimento fresco, tocar a campainha dos vizinhos e sair correndo, guerra de mamona, entrar escondidas em uma fábrica que havia perto de casa, subir no telhado da minha casa (porque a mãe das minhas amigas não teria permitido na casa delas!!!!) e muitas outras brincadeiras de "exploração".
Apesar de ser agitada sempre gostei muito de ler e conservo até hoje a coleção completa de Monteiro Lobato e acho que uma das melhores coisas que meu pai fez foi comprá-la quando eu tinha 9 anos. E como não podia deixar de ser brincávamos de Sítio do Picapau Amarelo.
Apesar de ser agitada sempre gostei muito de ler e conservo até hoje a coleção completa de Monteiro Lobato e acho que uma das melhores coisas que meu pai fez foi comprá-la quando eu tinha 9 anos. E como não podia deixar de ser brincávamos de Sítio do Picapau Amarelo.
Quando morei na Itália pude estar presente duas vezes no dia das crianças, que é festejado em 6 de janeiro (giorno dell'Epifania). É a bruxa Befana quem traz doces e guloseimas, mas também carvão como castigo para as crianças que não se comportaram bem. Apesar de já não ser mais criança, como trabalhava em um bar que também era doceria e sorveteria, eu ajudava a preparar as meias com as balas e chocolates e aproveitava para comer muito também!!!!
La Befana
Que linda postagem, Neide!!!! E a sua carinha de moleca feliz está linda!!!! Vc não mudou muito... continua com essa carinha bonita!!! Adorei as suas travessuras!!! Um grande beijo de luz!
ResponderExcluir